Vitamina C para rosto: o segredo para uma pele luminosa

Vitamina C para rosto: o segredo para uma pele luminosa

Alcançar uma pele luminosa é um dos desejos mais frequentes. Aliás, uma pele iluminada é uma pele uniforme, fresca e radiante… que mais podemos querer?

É fácil alcançar uma boa luminosidade apenas com a utilização da maquilhagem. Contudo, uma pele pouco cuidada nunca irá transparecer um brilho bonito, natural e saudável como pretendemos. 

Neste sentido, torna-se fundamental definir os hábitos, rotinas e cuidados certos para garantir a energia e luz da tez. Aliás, cada vez mais a luminosidade é a palavra de ordem em tudo o que é lançamento de produtos no mundo cosmético. 

É neste contexto que surge a vitamina C para rosto, que uniformiza visivelmente o tom da pele, enquanto atenua os principais sinais de idade e promove um aspeto mais radiante.

Descubra aqui tudo sobre este ingrediente tão versátil, bem como as nossas dicas para uma pele visivelmente mais fresca e luminosa!

Cuidados que contribuem para uma pele luminosa

São inúmeros os fatores que levam a que a pele fique mais opaca, sem vida e sem brilho. Seja a poluição, variações de temperatura, exposição aos raios solares, refletem-se claramente na pele. Além disso, alguns (maus) hábitos como uma alimentação desequilibrada, tabagismo, stress, falta de ingestão de água têm também influência.

Por outro lado, um hábito que deve também evitar é a limpeza do rosto com água muito quente. Isto porque contribui para eliminar os óleos naturais da pele, favorecendo o ressecamento e perda de brilho.

De modo a garantir uma pele luminosa, o primeiro passo será sempre manter uma rotina de cuidado de pele consistente. Neste sentido, deve incluir-se sempre a limpeza, hidratação e proteção.

Para além disso, quando falamos em luminosidade, é impossível não falarmos de vitamina C e antioxidantes. Já inclui este ingrediente na sua rotina? Continue a ler para descobrir como!

vitamina C

Vitamina C para rosto

Os antioxidantes aliados à proteção solar são a melhor forma de prevenir o envelhecimento. Aliás, estes compostos atuam em diversas frentes para preservar a juventude da pele. 

Neste contexto, surge a vitamina C – um dos mais conhecidos – mas existem também a vitamina E, ácido ferúlico ou o resveratrol, entre outros.

Benefícios

A vitamina C é um dos ingredientes cada vez mais recomendados para incluir na rotina de cuidados diários. Isto porque, além de uma ação antioxidante, anti-inflamatória, anti-manchas e antienvelhecimento, traz vários benefícios para a pele:

  • Previne e combate os danos das agressões externas (poluição, tabaco, radiação solar)
  • Contribui para a produção de colagénio
  • Atenua os sinais de idade como rugas, manchas e flacidez
  • Preserva a flexibilidade e elasticidade da pele
  • Atenua as rugas e uniformiza 
  • Reduz a inflamação
  • Potencia a luminosidade

Cuidados a ter

Contudo, nem tudo são vantagens uma vez que a vitamina C é um ingrediente difícil de estabilizar pois perde a sua eficácia em contacto com a luz ou o ar. Assim, é importante evitar produtos em embalagens transparentes e que contactem com o oxigénio, como boiões ou frascos.

Para além disso, também é bastante importante optar por produtos com uma concentração entre 10 a 15% de vitamina C para o rosto. Se a sua pele não for particularmente sensível, poderá mesmo optar por uma concentração de 20%, para a qual há uma absorção máxima deste ativo.

Mas como posso incluir a vitamina C na minha rotina de pele? Bem, a utilização deste ingrediente pode ser feita desde os primeiros sinais de envelhecimento, seja em cremes, tónicos, máscaras ou séruns. Além disso, e tendo em conta os seus efeitos, ao utilizá-la na rotina da manhã, vai conseguir tirar o máximo partido deste ingrediente.

E todos os tipos de pele podem utilizar a vitamina C? Sim! Este é um ingrediente que combina perfeitamente com todas as peles. Contudo, uma pele mais oleosa deverá apostar em produtos oil-free.

Retinol

Além da vitamina C, os retinóides são também ingredientes de excelência no cuidado de pele. Aliás, estes são ativos derivados da vitamina A como o retinol e são dos mais recomendados por dermatologistas em todo o mundo.

Benefícios

A sua popularidade deve-se aos seus diversos benefícios:

  • Atenuam as rugas, linhas de expressão e manchas
  • Estimulam a produção de colagénio
  • Reduzem a inflamação
  • Controlam a produção de sebo
  • Favorecem a hidratação da pele
  • Estimulam a luminosidade natural

Cuidados a ter

Contudo, estes compostos podem causar irritação, principalmente nas peles mais sensíveis. Assim, é importante começar por concentrações baixas ou produtos adaptados para pele sensível. 

Além disso, para prevenir esta possível irritação, poderá começar-se por introduzir o ativo apenas 2 a 3 vezes por semana e 1 vez por dia, aumentando a frequência de aplicação conforme a pele vá ganhando tolerância.

Mas como incluir o retinol na minha rotina de pele? Estes compostos degradam-se na presença da luz solar e, portanto, deve optar-se por utilizá-los à noite.

Mais uma vez, todos os tipos de pele podem beneficiar deste ingrediente. Contudo, uma pele com rugas ou manchas de acne irá tirar um maior partido dos seus efeitos.

Protetor solar: o melhor antienvelhecimento!

Seja qual for o ingrediente que incluir na sua rotina, a proteção solar elevada será sempre o primeiro passo para uma pele jovem.

Em suma, se pretende melhorar a luminosidade da sua pele, há muito que pode fazer!

Comece por manter uma rotina adaptada ao seu tipo de pele e inclua a vitamina C ou até mesmo o retinol. Depois, é só desfrutar de uma pele totalmente renovada e revitalizada, que fará inveja a qualquer um!

0 Partilhas