Com que idade devemos começar a usar anti-rugas?

Com que idade devemos começar a usar anti-rugas?

A idade com que se deve começar a usar anti-rugas é sempre relativa mas existem estudos que mostram as alterações da nossa pele de acordo com a idade e por isso vamos contar-lhe tudo!

Entenda-se que cada vez mais as marcas tentam evitar estipular idades para os cuidados sendo que o mais importante é a necessidade de cada pele.

Num exemplo prático, poderíamos colocar lado a lado duas pessoas exatamente com a mesma idade. Como têm estilos de vida diferentes, peles diferentes e genética diferente, uma delas pode ter necessidade de usar um anti-rugas e outra ainda não!

Ainda assim, mesmo que aparentemente não se note, no interior começam a haver alterações a partir dos 20 anos. Segundo um estudo científico realizado, a partir dos 20 anos começa a decair a percentagem de colagénio. A correspondência é de 1% por isso, por cada ano que temos a mais é 1% de colagénio que temos a menos. 

O colagénio é responsável por deixar a pele mais resistente e elástica assim, com o abrandamento da sua produção, começam a surgir linhas de expressão, pele mais frágil e menos elástica.

Além do colagénio, a renovação da pele decai 28% a partir dessa idade. O que significa que a “chegada” de pele nova e saudável já não acontece com a mesma regularidade.

Tenho 20 anos por isso vou a correr comprar um anti-rugas!

É importante conhecer a sua pele e entender as necessidades da mesma. Como vimos no exemplo anterior, isto não é exato! Ter 20 anos não significa que já precise de anti-rugas!

Obviamente que se a pele “desacelera” na produção de colagénio e na renovação e se associarmos fatores agravantes como o sol, o stress, a poluição, poucas horas de sono e uma alimentação menos equilibrada, a pele envelhecerá mais rápido.

Posto isto, apesar da pele começar a sofrer alterações mais significativas aos 20 anos é a partir dos 25 que a grande maioria começa a sentir efetivamente necessidade. De qualquer das formas, começar com um anti-rugas aos 20 anos não é descabido ao contrário do que se possa pensar.

Nesta fase deve dar-se prioridade aos cremes “primeiras rugas” porque estarão mais adaptados às necessidades desta faixa etária.

Rotina de Beleza “Primeiras Rugas”

Cuidados de Dia

rotina-de-beleza-primeiras-rugas-bioderma-avene-neutrogena-caudalie-avene-sesderma-apivita-lierac
Bioderma Sensibio Gel | Avène Cleanance Gel | Neutrogena Hydro Boost Gel | Caudalie Vineactiv Sérum
Avène A-Oxitive Sérum | Sesderma C-Vit Sérum | Apivita Aqua Beelicious | Lierac Hydragenist
  1. Comece por adaptar a limpeza de pele de acordo com o tipo de pele que tem.
  2. Depois, utilize um sérum antioxidante. Os séruns antioxidantes são óptimos para prevenir das agressões externas, evitar o envelhecimento e dar luminosidade.
  3. De seguida aplique o seu creme de dia. Poderá ser um creme hidratante ou um creme de acordo com as necessidades da sua pele. Supondo que tem pele oleosa pode aplicar, depois do sérum, o creme matificante.
  4. Nenhuma rotina de dia pode terminar sem o protetor solar, por isso não se esqueça dele!

Cuidados de Noite

rotina-de-noite-com-que-idade-devemos-comecar-a-usar-anti-rugas-clinique-vichy-lierac
Clinique Superdefense Nuit | Vichy Slow Âge Nuit | Lierac Supra Radiance Nuit
  1. A limpeza da noite pode ser a mesma que fez de manhã. Há quem prefira realizar a limpeza em dois passos à noite para garantir uma limpeza mais eficaz por isso usam água micelar e depois um gel de limpeza. Pode ser optar pela Foreo para garantir uma limpeza que elimina 99% das bactérias.
  2. Depois, ao contrário de dia, é aqui que vai usar um sérum de tratamento. Isto é, adaptado ao que a sua pele precisa. Se tem rosácea, se tem pele seca ou se tem pele oleosa ou acneica use um sérum com o efeito pretendido.
  3. Depois do sérum, aplica o creme e este sim tem “segredo”. Deve ser um creme especifico de noite porque terá uma ação mais renovadora.

Espreite também o nosso artigo sobre “3 sinais em como precisa de começar a usar creme anti-rugas” >>

0 Partilhas

Leave a Reply

Your email address will not be published.