Muito se fala de uma cosmética “limpa”, uma cosmética natural ou orgânica, que não tenha parabenos ou conservantes na sua composição! Mas sabe o que são efetivamente parabenos e para que servem? Hoje vamos tirar todas essas dúvidas.
Os parabenos são conservantes que ajudam a evitar crescimento de fungos e bactérias em fórmulas cosméticas. Deste modo as marcas conseguem preservar a sua fórmula e prolongar a validade dos produtos.
Vários estudos ligaram a utilização destes conservantes a alergias, vermelhidões, pele frágil e até em casos de cancro da mamã (apesar de nada ter sido provado 100%).
Assim sendo, como mais vale prevenir que remediar, as marcas tomaram a iniciativa de repensar as suas fórmulas.

Como identificar se os produtos que uso têm parabenos?
Só conseguirá fazê-lo olhando para a composição mas, felizmente, os parabenos são facilmente identificáveis.
Na lista de ingredientes aparecem como “parabeno”, “paraben” ou agregados a um prefixo: “metilparabeno”, “propilparabeno” ou “butilparabeno”. Se não aparecer nada similar a isto, então o seu cuidado é isento destes conservantes!
Dica!
Cada vez são mais as marcas que produzem cosméticos isentos de conservantes por isso, pode procurar na embalagem por siglas “Paraben-Free” para não ter de consultar a lista de ingredientes.
Ainda assim, é preciso também ter atenção aos cuidados que escolhe. Entenda-se que os parabenos preservam os ingredientes por isso, se não há parabenos, deverá ser claro que existem alternativas que garantam a segurança do produto.
Se vai optar por cuidados paraben-free escolha embalagens com válvulas pump, airless ou com selo D.E.F.I que garantem uma fórmula intacta e isolada do ar exterior.
Afinal de contas, não queremos parabenos mas também não queremos que bactérias se desenvolvam nos nossos cuidados certo?
E você tem atenção aos ingredientes dos seus cuidados? Conte-nos tudo!