Rotina vegan com cremes para rosácea: diga adeus à vermelhidão!

Rotina vegan com cremes para rosácea: diga adeus à vermelhidão!

A rosácea é uma inflamação da pele bastante frequente que provoca vermelhidão intensa, borbulhas e sensação de calor no rosto. Além disso, quem sofre de rosácea nota sempre a pele mais sensível, seca e facilmente irritativa.

Há diversos fatores que causam os sintomas e as crises, sejam alimentares, emocionais ou ambientais. Por isso, nem sempre é fácil controlá-los! Contudo, uma rotina de cuidado da pele adequada vai ajudar a manter a pele saudável e confortada, sem vermelhidão.

Descubra o que fazer e como adaptar a sua rotina para evitar os sintomas da rosácea!

O que é a rosácea?

A rosácea é uma doença de pele crónica, que provoca vermelhidão, sensação de calor, borbulhas e desconforto. Também conhecida como couperose, normalmente afeta mais as mulheres do que os homens, com uma vermelhidão intensa na zona das bochechas. 

Na verdade, a rosácea surge devido à reatividade da pele aos fatores externos. Assim, quando há mudanças de temperatura, vento, poluição, stress, alterações hormonais ou uma alimentação menos adequada, a pele manifesta-se ficando vermelha, quente e com os vasos sanguíneos mais visíveis.

Se não for tratada, a rosácea pode mesmo evoluir para inchaço, pústulas e atingir mesmo a zona ao redor dos olhos. Assim sendo, a melhor forma de prevenir as crises de rosácea é aprender a compreender a pele e identificar quando ela precisa de cuidados mais intensos para recuperar. Neste sentido, é essencial adaptar a rotina de cuidado da pele para controlar este problema.

Sintomas 

Tal como já referimos, a vermelhidão e o rubor são as principais características da rosácea. Por esse motivo, é confundida facilmente com eczema ou alergias. Se estiver atenta à sua pele verá que quando há mudanças de temperatura esses sintomas intensificam-se e, portanto, trata-se de rosácea.

Uma das formas de também distinguir facilmente a rosácea de uma alergia comum, é a maior visibilidade dos vasos sanguíneos, principalmente na zona das bochechas.

Como tratar e melhorar o aspeto da pele

Ainda que não haja uma cura conhecida para a rosácea, existem vários cuidados que podem melhorar os sintomas e reduzir o desconforto.

Em primeiro lugar, comece por evitar os fatores externos que fragilizam a pele:

  • Mudanças de temperatura – evite o ar condicionado e a exposição solar
  • Banhos de água muito quente – como o calor agrava a rosácea, opte por água morna
  • Reduzir os níveis de stress – o estado emocional tem também um grande impacto
  • Manter uma alimentação equilibrada – sem picantes, cafeína, álcool, etc

Para além de tudo isto, há ainda uma rotina de cuidado de rosto que deve manter para uma pele confortável e equilibrada. Neste sentido, a A-Derma Biology apresenta-lhe cuidados de rosto vegan, com base em ingredientes naturais, perfeitos para a pele mais sensível.

cuidados de rosto para pele com rosácea e vermelhidão

Desde a limpeza com A-Derma Biology Água Micelar ou A-Derma Biology Leite Desmaquilhante, ao cuidado com A-Derma Biology Calm Creme ou A-Derma Biology AR Creme, verá a sua pele mais forte, equilibrada e confortada.

Além disso, é normal que ao longo do dia possa surgir desconforto e alguma vermelhidão. Nessas alturas, pode aplicar água termal para acalmar a pele de imediato.

Por outro lado, para uma recuperação rápida da pele com sensação de calor, pode ainda utilizar sempre que necessário o A-Derma Cutalgan Spray, com ação calmante e refrescante.

Em suma, são vários os cuidados que pode ter para controlar a rosácea. Contudo, é importante referir que não deixa de ser uma doença e, portanto, em períodos de sintomas mais intensos ou frequentes, sem melhoras, a consulta com um dermatologista é essencial!

0 Partilhas