Rotina de Cuidados de Pele: Guia Essencial

Rotina de Cuidados de Pele: Guia Essencial

A rotina de cuidado de pele diária é fundamental para uma pele bonita e saudável. Mas, quando chega a altura de criar essa mesma rotina, surgem algumas dúvidas.

Acima de tudo, a consistência é a chave para obter os melhores resultados, em conjunto com produtos bons e adequados a cada tipo de pele. Por outro lado, devemos definir a rotina tendo em conta a beleza, mas também o bem-estar e conforto da pele.

Assim sendo, partilho consigo algumas orientações para criar a sua rotina, simples e eficaz.

Qual o seu tipo de pele?

A pele sofre alterações constantes: seja de acordo com a estação do ano ou com fatores hormonais. Por exemplo, na adolescência há tendência para uma pele mais oleosa (causas hormonais) e no inverno para uma pele mais seca (causas externas).

Posto isto, com o passar do tempo, o seu tipo de pele pode alterar-se. Assim sendo, além de definir o seu tipo de pele, é importante que saiba reconhecer as necessidades da sua pele.

Tipos de pele.

Descubra neste artigo tudo sobre os diferentes tipos de pele.

Qual a ordem de aplicação dos produtos?

Escolher bons produtos não é suficiente. Para retirar o máximo partido deles, a ordem de aplicação é importante.

De um modo geral, após a limpeza, os produtos devem ser aplicados do mais fluido para o mais rico. Para além disso, deve ainda permitir a absorção de cada um deles antes da aplicação do seguinte.

Rotina de Cuidado de Pele Essencial

A rotina de cuidado de pele matinal tem o objetivo principal de preparar a pele para as agressões que irá sofrer durante o dia. Já no final do dia, a ideia é reparar ou minimizar os danos e repor o seu equilíbrio. De uma forma simples, o essencial será:

Limpeza + Hidratação/Cuidado Específico + Proteção Solar

1º Passo: Limpeza

Sobretudo, a limpeza permite que a pele esteja preparada para receber os cuidados seguintes. Desta forma, os produtos aplicados em seguida serão mais bem absorvidos e a sua eficácia será maior.

Além disso, remove todos os resíduos de produtos aplicados e, ao fim do dia, remove todas as impurezas, resíduos e maquilhagem que se foram acumulando na pele.

Assim, vai refrescar e permitir que os cuidados seguintes cumpram a sua função de forma otimizada.

A limpeza pode ser mais simples ou complexa, mas é sempre o primeiro passo de uma rotina eficaz.

Se procura uma limpeza prática e rápida, a água micelar será a solução. Contudo, nem sempre é suficiente. Sobretudo para quem utiliza maquilhagem ou protetor solar de elevada resistência. Neste caso, o ideal será adicionar um segundo produto, seja ele um gel, espuma ou leite de limpeza.

2º Passo: Cuidado

A água é um dos maiores constituintes do nosso corpo. Assim sendo, tem um papel também fundamental na pele.

Neste contexto, a hidratação é essencial para manter a barreira cutânea, que constitui o meio de defesa da pele. Além disso, permite a renovação da pele e contribui para uma aparência mais preenchida.

Há uma enorme oferta de produtos hidratantes, sejam eles em creme, gel ou sérum. Neste último, pode esperar uma maior concentração de ingredientes ativos e, por isso, uma maior eficácia.

Não esquecer que a maravilha da rotina é a possibilidade de combinar produtos. Por exemplo, um sérum hidratante e um creme de cuidado específico (seja antirrugas, antimanchas ou matificante). Assim, consegue manter a hidratação essencial e ir de encontro ao tratamento de uma outra preocupação.

O cuidado de olhos não deve também ser esquecido. Aliás, esta zona está mais sujeita às agressões diárias e, em consequência, ao aparecimento de sinais de envelhecimento e fadiga.

3º Passo: Proteção

A utilização de protetor solar não é essencial apenas no Verão. Aliás, devemos usar (e abusar!) durante todo o ano. O protetor solar ajuda a prevenir danos na pele, como manchas, imperfeições e ainda o envelhecimento.

Para além destes passos essenciais, podemos sempre introduzir etapas na rotina, de acordo com as necessidades da nossa pele.

Cuidados Complementares

Além de seguir a rotina de cuidado de pele base, alguns produtos devem ser adicionados ao cuidado de rosto, como complementos. Neste sentido, surgem os esfoliantes, ampolas e máscaras.

Os esfoliantes podem ser químicos ou físicos (descubra aqui as diferenças). Ambos favorecem a remoção das células mortas, impurezas e imperfeições da superfície da pele.

Assim, estimulam a renovação natural da pele e favorecem a eliminação dos danos visíveis. Deste modo, uniformizam, melhoram a textura e luminosidade da pele. Este processo deve ser realizado 2 a 3 vezes por semana.

Rotina de cuidado de pele: esfoliantes.

As ampolas são cuidados intensivos flash. Ou seja, promovem resultados rápidos e, em alguns casos, mesmo imediatos. Geralmente, está associado um tratamento de semanas ou meses, podendo ser adicionado à rotina antes do cuidado hidratante.

Rotina de cuidado de pele: ampolas de cuidado de rosto.

Assim, deixo-lhe algumas sugestões de produtos a incluir na rotina, combinando a hidratação com a redução dos sinais de envelhecimento.

Rotina de Cuidado de Cada Tipo de Pele

Pele normal

A pele normal é uma pele em equilíbrio. Assim sendo, não é demasiado seca nem oleosa e não apresenta imperfeições. Neste caso, a rotina base será suficiente.

Rotina de cuidado de pele: pele normal.

Pele seca

Normalmente, a pele seca manifesta-se através da sensação de repuxar. Aliás, em casos mais graves, pode descamar e ter uma textura irregular. Assim sendo, deve optar por produtos hidratantes e nutritivos, de textura rica, que repõem o conforto essencial da pele.

Rotina de cuidado de pele: pele seca.

Pele oleosa

A oleosidade em excesso e o surgimento de imperfeições (borbulhas e pontos negros), são sinais associados à pele oleosa. Para este tipo de pele, a limpeza é uma etapa ainda mais importante uma vez que há uma grande acumulação de impurezas. Na rotina deve utilizar produtos com efeito seborregulador e matificante. Relativamente às texturas, as mais agradáveis são ligeiras e de rápida absorção.

Rotina de cuidado de pele: pele oleosa.

Pele mista

Tal como o nome indica, a pele mista caracteriza-se pela combinação de zonas com diferentes necessidades. Assim, normalmente as maçãs do rosto são normais a secas e a zona T (testa, nariz e queixo) apresenta oleosidade em excesso. Deve então incluir na rotina produtos que atendam a esta combinação. Em alguns casos, é necessário utilizar produtos diferentes tendo em conta a área do rosto.

Rotina de cuidado de pele: pele mista.

Em suma, o cuidado da pele deve ser constante. Para construir uma rotina eficaz, o mais importante é perceber quais as necessidades da nossa pele. Além disso, devemos simplificar e ter em conta os 3 passos essenciais: limpar, hidratar e proteger.

0 Partilhas