Importância da limpeza diária da pele do rosto

Importância da limpeza diária da pele do rosto

A limpeza diária da pele do rosto é dos pontos mais importantes numa rotina diária. Arriscaria mesmo a dizer que mais de 50% de uma pele saudável e bonita está diretamente ligada com a forma como é limpa. Afinal de contas, de que adianta colocar os melhores séruns e os melhores cremes se simplesmente eles não são absorvidos?

Uma pele que não é limpa adequadamente acumula impurezas que enchem os poros e dificultam a absorção dos restantes cuidados. Além disso, como a pele fica mais grossa devido às impurezas, perde luminosidade, suavidade, hidratação e ainda acelera o envelhecimento!

E se pensa que passar o rosto por água é suficiente, desengane-se! Tal como lavamos as mãos com sabão ou o corpo com gel de duche, o rosto também precisa de uma limpeza com produtos adequados.

Opções não faltam no mercado para adaptar produtos à forma como gosta de limpar e também ao que a sua pele precisa. Para que encontre o melhor para si, vamos esclarecer tudo.

Água micelar, espuma, gel, leite ou óleo?

Quanto à limpeza, no meu ponto de vista, será importante manter um gesto que goste e que ache prático. Por exemplo, se gosta de lavar o rosto com água não adianta forçar-se a limpar com leite, sendo possível encontrar um gel que respeite as necessidades da sua pele.

Estas são as diferenças entre eles:

Água Micelar

bioderma-aguas-micelares-importancia-da-limpeza-de-pele
Sobre as águas micelares da Bioderma, veja o nosso artigo >>

As águas micelares absorvem as impurezas, maquilhagem e excesso de sebo através das micelas. A limpeza com águas micelares leva à necessidade de ter discos de algodão ou compressas para que possa embeber de produto e passar no rosto.

São várias as marcas com águas micelares por isso tornaram-se na escolha mais fácil e prática para a limpeza diária. Considere sempre a escolha da água micelar de acordo com o seu tipo de pele.

Espuma e Gel

nuxe-agua-micelar-gel-desmaquilhante-importancia-da-limpeza-de-pele

Tanto a espuma como o gel têm em comum o modo de utilização: lavar com água. Ambos devem ser aplicados em rosto molhado e têm necessidade de enxaguamento. A grande diferença entre eles é o facto de as espumas serem associadas a uma pele normal e o gel ser mais associado a uma pele mista (ou mista com tendência oleosa).

Mais uma vez, são muitas as opções e o importante será escolher uma espuma ou gel de acordo com as necessidades da sua pele.

Leite

lierac-leite-loção-tonica-importancia-da-limpeza-de-pele

A utilização de leite é feita maioritariamente por mulheres acima dos 40 anos. Com ingredientes nutritivos, o leite é a escolha de quem tem necessidade de manter a pele hidratada e confortável, estando por isso mais indicado para quem tem pele seca ou muito seca. Depois da limpeza com leite deve ser utilizado um tónico.

Óleo

martiderm-oleo-micelar-importancia-da-limpeza-de-pele

Os óleos são produtos mais recentes e são frequentemente escolhido por quem se maquilha todos os dias porque removem facilmente a maquilhagem, incluindo a dos olhos, não sendo necessário passar tantas vezes o disco de algodão como ao utilizar água micelar.

Para quem tem uma pele mista ou oleosa e gosta de desmaquilhar com óleo é recomendado que, depois de utilizar o óleo, faça a limpeza do rosto com uma espuma ou gel, passando por água.

DICA!
Evite as toalhitas de limpeza porque, apesar de serem tentadoras pela sua praticidade, a limpeza não é tão eficaz como os cuidados referidos anteriormente.

A utilização de água micelar, leite, tónico e óleo pressupõe a utilização de discos de limpeza. Para que consiga uma solução mais económica e amiga do ambiente, veja as novas Luvas Glow! Substituem a 100% os discos de limpeza e são muito mais eficazes!

Em suma, é importante que limpe o rosto todas as manhãs e todas as noites. De manhã porque quando a pele regenera durante a noite pode acumular células mortas. De noite para eliminar todas as impurezas acumuladas ao longo do dia e, caso se aplique, a maquilhagem.

Veja mais sobre a importância da limpeza diária da pele do rosto neste vídeo >>

E você como gosto de limpar o seu rosto? Conte-nos tudo!

0 Partilhas