Como manter o cabelo bem cuidado no verão?

Como manter o cabelo bem cuidado no verão?

Manter um cabelo bem cuidado durante todo o ano nem sempre é fácil. Com o verão chegam os tão desejados dias de sol, praia e piscina. Contudo, esta é uma das zonas que mais sofre danos por esta altura.

O contacto com diversas agressões, torna o cabelo mais seco e quebradiço. Assim, é necessário um cuidado contínuo e especial para manter o seu cabelo sempre bonito e saudável. Continue a ler para descobrir as nossas dicas!

Danos capilares do verão

A exposição aos raios solares promove a perda de queratina, proteína fundamental da estrutura do cabelo. Além disso, resseca os fios e acelera o desvanecimento da sua cor.

Uma exposição prolongada ao sol pode ainda queimar o couro cabeludo, causando descamação, sensação de calor e comichão.

Por sua vez, o vento favorece a formação de nós difíceis de desembaraçar, o que resulta em fios quebrados.

O contacto com o sal da água do mar abre as cutículas dos fios, removendo a sua água. Desta forma, o cabelo adquire volume, torna-se mais seco, baço e danificado.

Por outro lado, a areia em combinação com o sal e o vento, estimula o tão indesejado efeito frisado.

O cloro é uma substância presente em elevadas concentrações nas piscinas. Além de aumentar as pontas duplas e ressecar o cabelo, tem efeitos notórios em cabelos loiros uma vez que desperta tons esverdeados.

Mulher a mergulhar no mar.

Assim, todas estas agressões constantes causam uma degradação da fibra capilar, principalmente em cabelos com procedimentos químicos, o que os torna ainda mais frágeis. Contudo, com uma boa rotina capilar, pode desfrutar de um cabelo bonito e bem cuidado durante todo o ano.

Cuidados de cabelo no verão

Protetor solar

Utilize um spray com filtros UV antes da exposição solar, como o Revlon Eksperience Sun Pro Spray Condicionador Hidratante. Com aminoácidos de trigo, queratina e vitamina E, protege contra os efeitos da exposição solar, enquanto hidrata e suaviza intensamente o cabelo.

Além disso, proporciona uma aparência visivelmente mais brilhante. Aplique generosamente no cabelo molhado antes e durante a exposição ao sol, para uma máxima suavidade e proteção.

Lavagem

Evite banhos muito quentes, que aumentam a oleosidade do cabelo. Idealmente, utilize água morna e no final mais fria, para revitalizar o brilho natural dos fios.

Sempre que possível, enxague o cabelo com água doce após mergulhos no mar ou piscina. Desta forma, diminui o tempo que o cabelo está em contacto com todas as substâncias prejudiciais.

Por outro lado, em períodos de praia ou piscina muito frequentes, utilize um champô específico para eliminar todos os resíduos do sal e cloro, como o Revlon Eksperience Sun Pro Champô Pós Solar. Com extratos de algas, vitamina E e queratina, limpa suavemente o cabelo, enquanto promove uma reparação profunda dos danos da exposição solar. Além disso, fortalece a fibra e melhora a sua resistência para enfrentar as agressões diárias.

Hidratação

Como já referimos, a perda de água do cabelo é um dos efeitos mais notórios. Assim, é importante repor essas perdas através da aplicação de máscaras hidratantes. A variedade é muita, mas opte por uma adaptada ao seu tipo de cabelo. Contudo, lembre-se sempre de respeitar os tempos de atuação para impedir que os fios se tornem oleosos.

Máscaras hidratantes de cabelo.
Nuggela & Sulé South Beach Máscara Nutritiva para cabelos secos e danificados | Schwarzkopf BC Hyaluronic Moisture Kick Máscara para cabelos normais a secos

Ferramentas de calor

Uma vez que o cabelo já está exposto a uma série de agressões, é importante minimizá-las. Assim sendo, evite a utilização de ferramentas de calor e deixe o cabelo secar ao natural. Use e abuse de produtos finalizadores, para obter o efeito pretendido, mais liso ou ondulado.

Cuidados específicos para cabelos pintados

Os cabelos com procedimentos químicos são aqueles que mais sofrem devido à sua fragilidade. Neste sentido, é realmente importante que não seja esquecida a proteção solar e a utilização de produtos específicos. Caso contrário, além de danificado, o cabelo irá perder a vibração e o brilho natural da sua cor.

A gama Phyto Color é rica em ingredientes naturais e extratos botânicos poderosos. Além de hidratar e proteger o equilíbrio da fibra capilar, previne o desvanecimento da cor. Lave suavemente o cabelo com Phyto Color Champô Protetor de Cor e, em seguida, aplique Phyto Color Spray Condicionador no cabelo húmido ou seco, sem enxaguar.

O resultado? Um cabelo perfeitamente hidratado, com uma cor intensa, brilhante e duradoura.

Cuidados de cabelo no verão. Gama de produtos de cabelo para cabelos pintados.

Em suma, as várias agressões a que o cabelo está exposto durante o verão podem torná-lo mais frágil e seco. Para contrariar estes efeitos, mantenha-o sempre o cabelo bem cuidado e protegido.

Siga as nossas dicas e desfrute ao máximo das férias com um cabelo maravilhoso!

0 Partilhas