Indíce
Para que possa estar mais atenta hoje vamos dizer-lhe quais as substâncias que deve evitar por serem nocivas para a pele e que podem gerar alguma sensibilidade. Assim poderá validar se usa cosmética segura!
Em prol da conservação dos ingredientes e de fórmulas que tentam corresponder à exigência do seu público alvo para mostrar efeitos rápidos, nem sempre conseguem substâncias neutras e sem riscos de alergias.
Em primeiro lugar, é importante reforçar que a lista de ingredientes nas embalagens aparece de forma decrescente, isto é, dos ingredientes com maior percentagem para os ingredientes com menor percentagem. Desta forma, caso o produto que já utiliza contenha alguma destas substâncias, não se assuste! Se estiver quase no fim da lista de ingredientes pode estar numa percentagem praticamente inofensiva e poderá não fazer qualquer efeito secundário.
1 – Laurilsulfato de Sódio ou Lauriéter Sulfato de Sódio
Esta substância é responsável por produzir grandes quantidades de espuma estando por isso presente em muitos produtos de limpeza, seja para o rosto ou para o corpo.
Muito irritativa para a pele, a utilização de produtos com esta substância pode provocar secura extrema, eczemas e até problemas na tiróide.
Pode encontrar na lista de ingredientes como: sodium lauryl sulfate, sodium lauryl ether sulfate ou sodium laureth sulfate.
2- Parabenos
Os parabenos são das substâncias nocivas mais utilizadas em cosméticos porque funcionam como conservantes e têm propriedades antibacterianas.
Em percentagens reduzidas pode não existir qualquer risco de alergia e ser bom para conservar o produtos. Mas, em contrapartida, em percentagens elevadas a sua utilização elimina a protecção natural da pele, tornando-a exposta ao exterior. Assim, pode provocar reações alérgicas (como urticária e dermatite) e ainda acelerar o envelhecimento.
A 30 de Outubro de 2014, a Comissão Europeia proibiu a venda de cosméticos que contêm os seguintes parabenos: isopropilparabeno, isobutilparabeno, phénylparaben, benzilparabeno e pentylparaben.
Pode encontrar na lista de ingredientes como: Ethylparaben, Methylparaben, Butylparaben ou outro nome terminado em Paraben. Veja mais sobre parabenos no nosso artigo: “O que são parabenos e como identifá-los?”
3 – Éteres de Glicol
Os éteres de glicol são solventes usados em tintas, vernizes e vários cosméticos. Esta substância pode refletir-se na pele como eczema ou urticária.
Pode encontrar na lista de ingredientes como: Fenoxietanol (EGPhE) ou Phénoxytol
4 – Propilenoglicol
O propilenoglicol além de ser uma substância bastante agressiva para quem tenha sensibilidade na pele é também bastante poluente para o meio ambiente.
Pode encontrar na lista de ingredientes como: Propylene Glycol, Polyprylene Glycol (PPE), Polyethylene Glycol (PEG), PEG-6, PEG-8, PEG-40, PEG-100 ou PEG-150 .
5 – Cloreto de alumínio
O cloreto de alumínio é frequentemente utilizado nos desodorizantes, principalmente nos antitranspirantes. Está provada que a sua utilização frequente pode provocar irritações na pele e manchas. E, apesar de não haver garantias a 100%, há estudos que relacionam o cloreto de alumínio ao cancro da mama.
Pode encontrar na lista de ingredientes como: Aluminium ou Aluminum Chlorohydrate.
Existem muitas marcas de boa qualidade mas não confie em tudo o que as embalagens dizem! São várias as que dizem ser “marcas naturais” e a sua lista de ingredientes prova exatamente o contrário. Por isso, considere com atenção as anteriores substâncias que deve evitar nos seus produtos de cosmética.
Concluindo: opte por produtos simples e com uma lista de ingredientes pequenas assim, o risco de alergia também é menor! Produtos dos segmentos de pele alérgica, sensível ou atópica também evitam o uso dessas substâncias por isso podem ser uma escolha mais segura.
Já conhecia estas substâncias que deve evitar na cosmética? Conte-nos tudo nos comentários!