5 Substâncias que deve evitar em cosmética

5 Substâncias que deve evitar em cosmética

Para que possa estar mais atenta hoje vamos dizer-lhe quais as substâncias que deve evitar por serem nocivas para a pele e que podem gerar alguma sensibilidade. Assim poderá validar se usa cosmética segura!

Em prol da conservação dos ingredientes e de fórmulas que tentam corresponder à exigência do seu público alvo para mostrar efeitos rápidos, nem sempre conseguem substâncias neutras e sem riscos de alergias.

Em primeiro lugar, é importante reforçar que a lista de ingredientes nas embalagens aparece de forma decrescente, isto é, dos ingredientes com maior percentagem para os ingredientes com menor percentagem. Desta forma, caso o produto que já utiliza contenha alguma destas substâncias, não se assuste! Se estiver quase no fim da lista de ingredientes pode estar numa percentagem praticamente inofensiva e poderá não fazer qualquer efeito secundário.

1 – Laurilsulfato de Sódio ou Lauriéter Sulfato de Sódio

Esta substância é responsável por produzir grandes quantidades de espuma estando por isso presente em muitos produtos de limpeza, seja para o rosto ou para o corpo. 

Muito irritativa para a pele, a utilização de produtos com esta substância pode provocar secura extrema, eczemas e até problemas na tiróide.

Pode encontrar na lista de ingredientes como: sodium lauryl sulfate, sodium lauryl ether sulfate ou sodium laureth sulfate.

2- Parabenos

Os parabenos são das substâncias nocivas mais utilizadas em cosméticos porque funcionam como conservantes e têm propriedades antibacterianas

Em percentagens reduzidas pode não existir qualquer risco de alergia e ser bom para conservar o produtos. Mas, em contrapartida, em percentagens elevadas a sua utilização elimina a protecção natural da pele, tornando-a exposta ao exterior. Assim, pode provocar reações alérgicas (como urticária e dermatite) e ainda acelerar o envelhecimento. 

A 30 de Outubro de 2014, a Comissão Europeia proibiu a venda de cosméticos que contêm os seguintes parabenos: isopropilparabeno, isobutilparabeno, phénylparaben, benzilparabeno e pentylparaben.

Pode encontrar na lista de ingredientes como: Ethylparaben, Methylparaben, Butylparaben ou outro nome terminado em Paraben. Veja mais sobre parabenos no nosso artigo: “O que são parabenos e como identifá-los?”

3 – Éteres de Glicol

Os éteres de glicol são solventes usados em tintas, vernizes e vários cosméticos. Esta substância pode refletir-se na pele como eczema ou urticária.

Pode encontrar na lista de ingredientes como: Fenoxietanol (EGPhE) ou Phénoxytol

4 – Propilenoglicol

O propilenoglicol além de ser uma substância bastante agressiva para quem tenha sensibilidade na pele é também bastante poluente para o meio ambiente.

Pode encontrar na lista de ingredientes como: Propylene Glycol, Polyprylene Glycol (PPE), Polyethylene Glycol (PEG), PEG-6, PEG-8, PEG-40, PEG-100 ou PEG-150 .

5 – Cloreto de alumínio

O cloreto de alumínio é frequentemente utilizado nos desodorizantes, principalmente nos antitranspirantes. Está provada que a sua utilização frequente pode provocar irritações na pele e manchas. E, apesar de não haver garantias a 100%, há estudos que relacionam o cloreto de alumínio ao cancro da mama.

Pode encontrar na lista de ingredientes como: Aluminium ou Aluminum Chlorohydrate.

substâncias-que-deve-evitar-na-cosmética-certificados
Veja com atenção as embalagens ou as nossas descrições e opte por produtos com certificados.

Existem muitas marcas de boa qualidade mas não confie em tudo o que as embalagens dizem! São várias as que dizem ser “marcas naturais” e a sua lista de ingredientes prova exatamente o contrário. Por isso, considere com atenção as anteriores substâncias que deve evitar nos seus produtos de cosmética. 

Concluindo: opte por produtos simples e com uma lista de ingredientes pequenas assim, o risco de alergia também é menor! Produtos dos segmentos de pele alérgica, sensível ou atópica também evitam o uso dessas substâncias por isso podem ser uma escolha mais segura.

Já conhecia estas substâncias que deve evitar na cosmética? Conte-nos tudo nos comentários!

0 Partilhas

Leave a Reply

Your email address will not be published.