Cabelo ondulado natural: como cuidar e definir

Cabelo ondulado natural: como cuidar e definir

O cabelo ondulado requer cuidados especiais, para uma definição bonita e natural das ondas. Descubra as nossas dicas para conquistar uma ondulação perfeita!

O cabelo pode ser classificado de acordo com o tipo de curvatura que apresenta: de 1 – cabelo liso a 4 – cabelo crespo.

O cabelo ondulado apresenta ondas ao longo de todo o comprimento dos fios ou apenas nas pontas. Assim, pode ser classificado de acordo com a sua curvatura em S, mais subtil (2A) ou mais marcada (2C).

  • Cabelo ondulado 2A

Em primeiro lugar, o tipo 2A é um cabelo praticamente liso, com uma ondulação muito leve e pouco volume.

  • Cabelo ondulado 2B

Por sua vez, apresenta fios de espessura média, com tendência para criar um efeito frisado. As ondas são mais definidas, principalmente na zona das pontas.

  • Cabelo ondulado 2C

Por fim, este é o cabelo mais volumoso e grosso, com ondas bem marcadas desde a raiz até às pontas e alguns caracóis abertos.

Classificação do tipo de cabelo ondulado.

Os cabelos ondulados, por não serem lisos nem encaracolados, perdem facilmente a definição, revelando volume e frisado indesejados. Deste modo, muitas mulheres não tiram o máximo partido das suas ondas naturais.

No entanto, há cada vez mais técnicas e produtos que ajudam a proporcionar definição e controlo, para manter os fios ondulados.

Cuidados a ter

Lavagem

O cuidado de qualquer cabelo tem início na lavagem. Deve optar por produtos adequados ao efeito pretendido e às características especificas do tipo de cabelo.

Além disso, é importante selecionar uma rotina de champô + máscara + condicionador que garanta uma limpeza suave, mas eficaz, e preserve os níveis de hidratação e nutrição essenciais do cabelo.

Comece por aplicar o champô apenas no couro cabeludo, deixando que durante o enxaguamento este limpe os comprimentos e pontas.

Posteriormente, aplique a máscara nos comprimentos e pontas, onde os fios são mais secos e nunca nas raízes, para evitar oleosidade excessiva e uma sensação de peso.

Finalmente, distribua o condicionador para selar as cutículas e manter o tratamento no interior dos fios.

Convém referir que em todos os passos deve ser respeitado o tempo de atuação específico do produto, para melhores resultados.

Gama de produtos de cuidado de cabelo, para cabelo ondulado e encaracolado.
A gama Curvaceous da Redken proporciona hidratação e disciplina, para maior definição de ondas e caracóis. Além de controlar o efeito frisado, suaviza e garante um brilho intenso.

Prender o cabelo durante a noite

Fazer um apanhado em abacaxi ajuda, não só a evitar o frisado, como também a reduzir o desmanche das ondas e caracóis. Além disso, o facto de manter o cabelo elevado, potencia o seu volume natural quando o soltar pela manhã.

Cabelo apanhado.

Fronha em cetim

Para cabelos com um efeito frisado muito intenso, será interessante substituir a sua fronha habitual por uma em cetim. Este tecido mantém a suavidade natural do cabelo e reduz o frisado indesejado.

Secar com difusor

Além de garantir uma secagem mais rápida, o difusor ajuda na definição do cabelo e a aumentar o seu volume natural.

Desembaraçar

O processo de desembaraçar e pentear pode reduzir a definição e aumentar a quebra dos fios. Para contrariar isso, opte por desembaraçar o cabelo com os dedos ou um pente, durante a lavagem, enquanto molhado com condicionador ou máscara.

Dicas para uma boa finalização

A finalização permite definir as ondas e que estas se mantenham durante mais tempo.

Após a lavagem, aplique um creme de pentear pelo cabelo e “amasse-o” em direção à raiz. Assim, prefira cremes de textura leve, para não deixar uma sensação de peso nos fios. Além disso, no caso de cabelos mais longos e definidos, pode ainda misturar creme de pentear e gelatina, para uma maior fixação e volume.

Para melhorar o efeito dos finalizadores, existem diferentes técnicas. Além de amassar os fios, pode também enrolá-los com as pontas dos dedos enquanto molhados. Uma das técnicas bastante utilizadas consiste em realizar uma ou várias tranças ao longo do cabelo, mais ou menos apertadas, antes de dormir.

Por outro lado, para uma finalização mais perfeita, utilize ferros modeladores de maior diâmetro (ondas mais soltas) ou menor (mais definição). Mas não se esqueça de utilizar sempre um protetor de calor!

Revlon Style Masters Orbital: ativador de ondas e caracóis, hidratante e de acabamento flexível;
L’Oréal Professionnel Tecni Art Beach Waves: spray texturizante, para um penteado ondulado, leve e descontraído;
Kativa Keep Curl Creme: ativador e modelador de ondas definidas e flexíveis;
Schwarzkopf Osis Curl Honey: creme protetor de calor, para definir ondas e caracóis, com fixação média.

Dica

Experimente vários produtos, em diversas quantidades e com técnicas diferentes até descobrir qual a sua combinação favorita.

Em suma, é importante ter alguns cuidados especiais com o seu cabelo ondulado para que consiga retirar o máximo partido das suas ondas.

Assim, siga as nossas dicas e desfrute de ondas definidas, bonitas e flexíveis que irão causar inveja a qualquer liso!

0 Partilhas