Como Cuidar do Contorno de Olhos?

Como Cuidar do Contorno de Olhos?

A pele do contorno de olhos é uma das mais sensíveis do rosto. Devido às suas características, está mais sujeita às agressões diárias e, em consequência, ao aparecimento de sinais de envelhecimento e fadiga.

Assim, é um local que requer um cuidado especial, em qualquer idade e tipo de pele.

Nos dias de hoje, o mercado apresenta soluções para cada necessidade específica desta região. Contudo, o cuidado de contorno de olhos é, muitas vezes, uma etapa ignorada.

Descubra qual a importância e como cuidar desta zona do seu rosto.

Porque é a pele do contorno de olhos tão sensível?

A pele do contorno de olhos é 4 vezes mais fina do que o resto do corpo. Além disso, é também mais seca devido à baixa presença de glândulas produtoras de sebo. Desta forma, a sua capacidade de defesa face às agressões externas diárias é reduzida. Ao mesmo tempo, é uma área com tendência a acumular fluidos e tornar-se mais escura.

Por outro lado, é uma zona em constante movimento devido ao pestanejar e às mudanças de expressão facial.

Assim, é um dos primeiros locais onde se notam os sinais de envelhecimento e fadiga. Em consequência, as principais preocupações do contorno de olhos são papos, rugas, linhas de expressão e olheiras.

Embora nem sempre estejamos dispostos a uma rotina diária completa, deve ter-se sempre em mente a importância da prevenção de problemas mais profundos.

Qual o melhor contorno de olhos para mim?

Existe uma enorme variedade de produtos e com diferentes ingredientes… Mas afinal, como escolher o mais adequado ao meu olhar?

Em primeiro lugar, temos de definir quais são as nossas principais preocupações. Neste sentido, podemos dividir os produtos de contorno de olhos em categorias:

Hidratação

Como referido anteriormente, é uma zona com mais tendência a secura. Assim, pode notar a formação de pequenas rídulas de desidratação.

Além disso, a reposição da hidratação essencial desta zona, reforça a sua barreira cutânea. Consequentemente, melhora a capacidade de defesa da pele, prevenindo os sinais de envelhecimento e fadiga. Neste caso, escolha um produto hidratante.

Papos e olheiras

A circulação na zona ocular pode tornar-se mais lenta, o que resulta na acumulação de fluidos, responsável pelo inchaço.

Na sua maioria, os produtos de olhos já possuem um complexo descongestionante. Assim, irá favorecer a eliminação dos fluidos retidos nessa zona, atenuando os papos.

As olheiras estão associadas a diversos fatores, como genéticos, cansaço ou envelhecimento. Contudo, há diversos tipos de olheiras e ingredientes específicos que deve procurar num cuidado de olhos (descubra neste artigo qual o seu tipo de olheira).

Rugas e sinais de envelhecimento

Com o passar dos anos, a pele do contorno de olhos vai perdendo a sua estrutura. Assim, vão surgindo rugas, sinais de falta de firmeza e linhas de expressão mais vincadas. Mais uma vez, quanto mais cedo começar a cuidar desta zona, menores serão os sinais de idade visíveis.

Como aplicar o creme de olhos?

A aplicação do creme de contorno de olhos deve ser feita após o sérum de rosto. Devido à sensibilidade desta zona, deve ser uma aplicação delicada, tendo em conta algumas precauções.

Assim, deve ser aplicado em leves toques com o dedo anelar, seguindo a estrutura óssea do contorno ocular.

Dica

No caso de papos intensos, opte por um produto com aplicador metálico. Devido à baixa temperatura e forma ergonómica, exerce uma massagem refrescante.

De referir que a pálpebra superior é ainda mais sensível do que toda a restante área. Assim sendo, é importante que só sejam aplicados produtos nesta zona quando é indicado na embalagem.

Em suma, é claro que a zona do contorno de olhos é bastante delicada e, assim, não devemos descurar o seu cuidado. Independentemente da idade, tipo de pele ou preocupação específica, existem diversos produtos de olhos à disposição. A prioridade deverá ser a prevenção, evitando problemas mais profundos.

No caso de uma pele não cuidada, nem a maquilhagem consegue disfarçar as imperfeições. Aliás, poderá mesmo destacá-los, acumulando-se nas linhas de desidratação ou nas rugas.

0 Partilhas