Posso usar o creme de noite de manhã?

Posso usar o creme de noite de manhã?

Um dos maiores erros na rotina de cosmética é utilizar um creme apenas, aplicando-o de manhã e à noite! Se considera ser apenas uma questão de marketing, desengane-se! As suas formulações são efetivamente diferentes e por isso mesmo hoje queremos deixar tudo esclarecido.

Se reparar com atenção, a maior parte das linhas de cosmética contêm um segmento de cuidados de dia e outros de cuidado de noite, principalmente quando falamos nos cuidados antienvelhecimento.

Cientificamente falando, a pele tem necessidades diferentes e por isso utilizar cuidados específicos para cada altura do dia tem imensas vantagens!

Creme de dia vs Creme de noite

De manhã precisamos de cuidados mais protetores, que isolem a pele das agressões externas e que a mantenham hidratada e confortável durante todo o dia. Além disso, pedem-se também texturas mais facilmente absorvidas porque poderá haver a necessidade de maquilhar de seguida.

De noite, como a pele inicia o seu processo de renovação celular, precisamos de cuidados que acelerem esse processo para mantermos sempre a pele nova à superfície! Este processo de regeneração faz eliminar as células mortas e a “pele velha” que se encontra à superfície. Para além disso, é durante a noite que a pele repõe as suas defesas e imunidade para o dia seguinte e os cremes de noite também ajudam nisso!

Como os cremes de noite contêm propriedades regeneradoras, utilizam frequentemente ácidos para acelerar esse processo. Dos mais conhecidos são o retinol (ou vitamina A) e os alfa-hidróxiácidos (ou AHA)!

Aquilo que geralmente acontece é que para haver um efeito significativo na textura e regeneração da pele, estes ingredientes encontram-se em elevadas concentrações e usados de dia podem ser bastante prejudiciais para a pele!

É verdade, utilizar um “ácido” que está formulado, estabilizado e com uma percentagem adequada para ser utilizado exclusivamente à noite pode gerar alguma reação e sensibilidade quando utilizado de dia. Vermelhidão, ardor, manchas e pele a escamar são reações possíveis se usar o seu creme de noite de manhã! Assim, respeite o símbolo e as indicações das embalagens.

Concluindo, se um creme menciona na embalagem ser um “creme de noite”, não terá motivos para utilizar de manhã! Acredite em nós, a sua pele agradece!

0 Partilhas

Leave a Reply

Your email address will not be published.