Quando finalmente atingimos o tão desejado bronzeado, a pele faz-nos uma partida e começa a escamar! A quem é que nunca aconteceu? Hoje vamos dar-lhe as dicas necessárias para conseguir um bronzeado e uma pele bonita durante muito mais tempo!
Mesmo sem ter apanhado nenhum escaldão e a utilizar protetor solar adequadamente, é frequente que as zonas onde apanhamos mais sol comecem a escamar. Mas porque escama a nossa pele e como pudemos evitar isto?
Porque a pele começa a escamar?
Se apanhou um escaldão, é óbvio, a pele vai esfolar para conseguir regenerar e surgir uma pele nova. Contudo, nem sempre o escamar está associado aos escaldões.
Se não apanhou nenhum escaldão e a sua pele está a escamar, a resposta é simples: Pele Seca.
É verdade! Assim sendo, pode não estar a utilizar um hidratante suficientemente intenso para a necessidade da sua pele ou não estar a aplicá-lo tantas vezes quanto o necessário.
Como evitar que a pele escame?
- O primeiro passo é nunca prescindir do protetor solar com índice de proteção 30 ou 50 e evitar apanhar sol nas horas mais agressivas (entre o meio dia e as 17h).
- Depois, é importante que mantenha diariamente uma rotina de hidratação mas, se notar que a pele está a começar a escamar, reforce com cremes hidratantes mais ricos – por exemplo que contenham ceramidas, glicerina ou manteiga de karité.
- Para acelerar o processo de remoção de peles pode associar um esfoliante de corpo 2 vezes por semana. Não convém ser nada demasiado agressivo, não se esqueça que a pele descama porque está seca e de alguma forma, também mais frágil.
- É importante que não force a escamação, pode ser agressivo o suficiente para que a pele desenvolve uma infecção.
- Tome banho com água morna e utilize um gel de banho nutritivo, por exemplo em creme lavante ou óleo lavante.
- Ao sair do banho, não esfregue a toalha para se secar, isso será um gesto demasiado agressivo para a sua pele! Utilize um roupão de banho para secar mais rápido ou, se utilizar toalha, seque com pequenos toques na pele.
Tem alguma dica para partilhar connosco? Conte-nos tudo!