Como escolher o protetor solar?

Como escolher o protetor solar?

O uso de protetor solar é essencial para manter a sua pele bonita e saudável, não só durante o verão, mas durante todo o ano! No meio de tantas opções e marcas, é fundamental escolher um produto apropriado ao seu tipo de pele! Veja agora as dúvidas mais frequentes na escolha do protetor solar:

Conhecer o seu tipo de pele (fototipo) é essencial para a escolha adequada do protetor solar. Adaptar o índice certo de proteção para ao tipo de pele, é o segredo para uma proteção realmente eficaz.

Mas, afinal, o que é o fototipo de pele?

O fototipo de pele é a resistência da pele ao sol e a forma como reage à exposição solar. Uma pele clara é, normalmente, mais reactiva ao sol – fica vermelha facilmente, por exemplo.

É fácil enquadrar um protetor solar de 50+ para uma pele muito clara e um protetor solar 30+ para uma pele morena. Contudo, mais do que a tonalidade da pele é importante ter em consideração a sua tolerância com o sol. Se for uma pele morena que tende a fazer alergias solares, deve optar na mesma por uma proteção 50+.

Existem vários índices de proteção solar que variam do 6+ ao 50+, mas tenha consciência que a Organização Mundial de Saude recomenda, no mínimo, o fator 30!

Posso utilizar o mesmo protetor solar para o rosto e para o corpo?

É importante ter em mente que a pele do corpo não é igual à pele do rosto.

A pele do corpo é normalmente mais grossa e seca do que a pele do rosto que pode variar de pele seca, pele mista, pele oleosa ou pele acneica. Por isso, opte por um produto adaptado ao rosto e outro para o corpo.

Rosto

  • A pele seca deve optar por texturas em creme, normalmente mais ricas e confortáveis.
  • A pele mista deve optar por texturas em gel ou fluido, de toque seco.
  • A pele oleosa deve escolher os protetores solares que mencionam “oil-free” e “anti-brilhos” para garantir que ao longo do dia a pele se mantém matificada e sem gordura.
  • A pele acneica deve escolher os “anti-imperfeições”.
la-roche-posay-protetor-solar-rosto-como-escolher-o-protetor-solar

Corpo

Nesta zona existem menos opções que para o rosto. Escolha aquilo com que se sentir mais confortável!

  • Se tem uma pele seca vai gostar mais de texturas em óleo ou em creme.
  • Se gosta dos protetores de absorção rápida escolha fluido, gel ou bruma.
isdin-fotoprotector-corpo-como-escolher-o-protetor-solar

Colocar protetor solar de manhã é suficiente?

Durante o verão, o uso de protetor solar todas as manhãs é imprescindível e deve reaplicá-lo a meio do dia. Quando falamos de férias, praia e consequentemente maior exposição solar deve aplicar antes de sair de casa (no rosto e corpo) e reaplicar sensivelmente de 2 em 2 horas.

Os protetores solares que são bronzeadores protegem menos?

Várias marcas entraram no mercado com a dupla função de proteger e bronzear e ainda que haja alguma resistência a essa função, a verdade é que a proteção é igualmente eficaz. Assim, o importante mesmo é escolher o índice de proteção solar. Se o produto menciona proteção 30+ e acelerador de bronzeado, pode ficar descansada, estará mesmo a protegê-la!

bioderma-photoderm-bronz-como-escolher-o-protetor-solar

Quanto mais líquido o protetor solar, menos protege?

Não, isso é mito. Se a embalagem menciona uma proteção de 30+ ou 50+ não tem importância se está a ser usado em creme, loção ou spray. O importante é reaplicar de acordo com as normas, para manter essa proteção eficaz durante toda a exposição solar.

Veja todas as nossas marcas de protetores solares e escolha já o seu >>

E você? Qual é o protetor solar que prefere?

0 Partilhas