Qual o melhor Protetor Solar para o meu tipo de pele?

Qual o melhor Protetor Solar para o meu tipo de pele?

A aplicação de protetor solar é um dos passos essenciais da rotina de pele. Não só no verão, mas sim durante todo o ano, contribui para manter a pele bonita e saudável.

Contudo, para um maior conforto, é essencial escolher um produto adequado a cada tipo de pele. Descubra qual o produto ideal para proteger o seu rosto!

Efeitos da exposição solar

A exposição solar é responsável por cerca de 80% dos sinais de idade visíveis na pele. Acima de tudo causa manchas e acelera o processo de envelhecimento, mas pode ainda ter efeitos mais graves e até fatais.

Além da utilização de protetor solar, existem alguns hábitos que protegem a sua pele contra o envelhecimento.

Principalmente, os cuidados solares têm como objetivo filtrar as radiações UV.

A radiação UVA é constante durante todo o ano e representa cerca de 90% dos raios diários. Penetra na pele em profundidade e promove o aparecimento de rugas e sinais de idade. Além disso, têm a capacidade de danificar as células e aumentar o risco de desenvolver tumores.

Os raios UVB não ultrapassam as camadas superficiais da pele. Ainda assim, são os principais responsáveis pelas queimaduras, vermelhidão e pelo bronzeado.

Protetor Solar para cada tipo de pele

Além de ser mais frágil do que a pele do corpo, o rosto tem particularidades que requerem a utilização de uma rotina específica.

Durante alguns anos os protetores solares apresentavam texturas gordurosas e pesadas. Atualmente e cada vez mais, há uma grande preocupação em desenvolver produtos leves e confortáveis. Assim, existe uma enorme variedade de texturas e acabamentos.

Apresento-lhe algumas sugestões, com e sem cor, consoante os principais tipos e necessidades de pele.

Pele sensível

Opções de protetor solar para pele sensível
Uriage Bariésun 100 SPF50+ Fluido Solar | Topicrem HYDRA+ Radiance Tinted Cream BB Creme de Cor

Pele mista a oleosa

Opções de protetor solar para pele mista a oleosa
Vichy Capital Soleil SPF50+ Matificante 3 em 1 Creme Anti Brilho | Bioderma Photoderm Cover Touch FPS50+ Creme de Cor

Pele seca

Opções de protetor solar para pele seca
A-Derma Protect Creme Pele Normal a Seca SPF50+  | Apivita Bee Sun Safe Hydra Fresh Creme com Cor SPF50

Pele com rugas

Opções de protetor solar para pele com rugas
La Roche Posay Anthelios Age Correct SPF50+ Creme | Isdin FotoUltra Age Repair Color Fusion Water Fluido com Cor SPF50

Pele com manchas

Opções de protetor solar para pele com manchas
Heliocare 360º Pigment Solution Fluid SPF50+ Fluido Solar | La Roche Posay Anthelios Pigmentation SPF50+ Creme com Cor

Como aplicar

Uma boa aplicação do protetor solar é fundamental para garantir a sua eficácia. Deve começar-se por agitar a embalagem antes de usar e aplicar o produto 30 minutos antes da exposição ao sol. Assim, o protetor consegue penetrar na pele e exercer a sua função quando necessário.

Além disso, ainda que a formulação seja resistente à humidade, deve ser reaplicado com frequência e após o contacto com a água ou transpiração.

Por outro lado, no caso de utilizar maquilhagem, a proteção solar pode (e deve) ser renovada com uma formulação em spray.

Dica

Tendo em conta a sensibilidade da pele dos lábios, não se esqueça desta zona, principalmente em alturas de exposição prolongada!

De acordo com os efeitos negativos da exposição solar, torna-se clara a necessidade de utilizar um bom protetor. Com diversas texturas e acabamentos, há uma vasta gama de produtos apresentados no mercado. Assim, consegue facilmente encontrar o cuidado solar ideal para a sua pele e preservar a sua juventude.

Os efeitos não são imediatamente visíveis, mas a longo prazo serão realmente notórios!

0 Partilhas