Indíce
Assim que acaba o Verão e começam as surgir as manchas acumuladas durante esse período entramos em pânico! Mas hoje queremos tranquilizá-la e desmistificar um bocadinho este assunto.
Verdade seja dita que as manchas demoram o seu tempo a serem tratadas, umas mais e outras menos de acordo com a profundidade com que “danificou” a pele. Ainda assim, os tratamentos são os mesmos e se há melhor altura para tratar de manchas, é começar agora mesmo!
Mas, antes de avançarmos para a prevenção e tratamento, é importante perceber porque é que se formam.
As manchas provêm de uma desregulação de melanina – uma proteína que é responsável pela cor da pele. A melanina é gerada por células que ficam à superfície da pele e a sua função é proteger contra as agressões externas, principalmente dos raios solares.
O problema é que, quando há uma exposição solar excessiva ou alterações hormonais que fazem desregular a produção de melanina, há um acréscimo no depósito deste pigmento à superfície da pele – que gera uma mancha acastanhada.
Como prevenir as manchas
Para prevenir as manchas temos de chegar ao controlo perfeito da melanina para que ela se mantenha estável e não faça desenvolver manchas.
O melhor segredo nessa prevenção é utilizar um sérum anti-manchas e acompanhar com uma proteção solar elevada.
Os séruns antimanchas são uma opção versátil porque, no geral, estão adaptados a todos os tipos de pele. Não têm gorduras nem extras nutritivos e podem ser usados por peles oleosas inclusive. Além disso têm uma ação direta na regulação da melanina e por isso são fundamentais na prevenção (e também no tratamento) das manchas.
Dos séruns e protetores, estes são os nossos favoritos:
Como tratar as manchas generalizadas
Quando falamos de várias manchas pelo rosto o ideal é formular a rotina por inteiro. Se tem várias manchas é porque precisa de regular a melanina e de renovar a pele para eliminar as manchas já existentes.
Neste ponto não há produtos milagrosos por isso deixamos uma sugestão de rotina com SkinCeuticals:
Como tratar as manchas localizadas
Se, ao contrário do que foi descrito anteriormente, no fim do verão apenas surgir uma mancha mais localizada, não necessita de alterar a sua rotina por inteiro. Assim, opte por utilizar os cuidados de prevenção (sérum e protetor solar) e fazer uma máscara intensiva para aplicar localmente.
A máscara despigmentante da Martiderm pode ser utilizada no rosto mas, no caso de mancha localizada, deve ser aplicada apenas em cima da mancha.
A utilização deve ser feita exclusivamente à noite. Aplicados os seus cuidados de rosto, utilize a máscara em último e deixe ficar durante toda a noite. De manhã deve ser removida com água. Dependendo da sensibilidade da pele, pode ser utilizada até 3 ou 4 vezes por semana.
Como ficou a sua pele depois do verão? Conte-nos tudo!