AHAs e BHAs: O que podem fazer pela sua pele

AHAs e BHAs: O que podem fazer pela sua pele

Os ácidos, AHAs e BHAs são ingredientes cada vez mais populares e a chave para o sucesso de qualquer rotina. 

Na verdade, esta é a sigla para os palavrões alfa-hidroxiácidos e beta-hidroxiácidos. Mas não se assuste! Estes são ativos com origem em algumas plantas e frutas, presentes em vários produtos para uma esfoliação química da pele.

Ainda que sejam cada vez mais populares, já conhece todos os seus benefícios e o que podem fazer pela sua pele? Descubra aqui!

O que são AHAs e como funcionam

Os AHAs são mais conhecidos pelo seu efeito esfoliante e renovador. Mas afinal o que significa isto? De um modo geral, os alfa-hidroxiácidos estimulam a eliminação das células mortas à superfície da pele.

Este é um processo benéfico uma vez que ajuda a reduzir as irregularidades, imperfeições e sinais de envelhecimento da pele. Assim, pode dizer adeus às linhas de expressão, marcas de acne e manchas. O resultado é portanto uma pele visivelmente mais suave e uniforme.

Mas os benefícios não ficam por aqui! 

Como sabemos, a acne está associada aos poros obstruídos pela acumulação de bactérias, oleosidade excessiva e células mortas. Ao removerem as impurezas, os AHAs desobstruem os poros e previnem o aparecimento de imperfeições.

Para além disso, os AHAs favorecem a produção de colagénio, uma proteína fundamental da estrutura da pele, para manter a sua firmeza e elasticidade.

Contudo, claro que nem todos estes ácidos têm o mesmo poder. Por isso, podem ser utilizados vários ao mesmo tempo em baixas concentrações.

Bem, mas quais são os principais alfa-hidroxiácidos e qual a diferença entre eles?

  • Ácido glicólico: tem origem na cana de açúcar e é a molécula mais pequena. Por isso, penetra em maior profundidade e proporciona uma ação mais intensa.
  • Ácido láctico: está naturalmente presente no Fator Natural de Hidratação da nossa pele. Assim, pode contar com ele para aumentar a hidratação cutânea.
  • Ácido mandélico: pode ser extraído da amêndoa amarga. Uma vez que apresenta moléculas maiores, demora mais tempo a atuar. Assim, será a melhor escolha para uma pele mais sensível.

Ainda que estes sejam os mais conhecidos, neste grupo também se incluem o ácido cítrico ou ácido málico, entre outros.

O que são BHAs e como funcionam

Já a família dos beta-hidroxiácidos, não é tão longa assim: conta apenas com o ácido salicílico.

De um modo geral, este é especialmente interessante para a pele mais oleosa, mas porquê? 

Em primeiro lugar, o ácido salicílico é mais solúvel em óleo e, por isso, penetra mais facilmente nos poros. 

Assim sendo, dissolve o sebo em excesso e esfolia as células mortas que obstruem os poros. Em consequência, a aparência dos poros dilatados é reduzida e a pele fica visivelmente mais suave.

Quais são as diferenças?

Já falamos um pouco da ação dos dois grupos, mas o que os diferencia? A verdade é que ambos têm um efeito de esfoliação química. Assim, ambos promovem a renovação celular, enquanto desobstruem os poros. 

Contudo, a grande diferença é que os BHA atuam no interior dos poros, garantindo um efeito profundo, em que remove as células mortas, impurezas e excesso de oleosidade.

Por outro lado, enquanto os AHAs conseguem estimular a produção de colagénio, os BHAs, por sua vez, reduzem a inflamação e a propagação de bactérias. 

Neste sentido, o ácido salicílico terá um papel importante numa rotina de pele oleosa e com tendência a acne, enquanto os restantes ácidos trazem benefícios a todos os tipos de pele.

Como posso inseri-los na rotina?

Tanto os alfa-hidroxiácidos como os beta-hidroxiácidos devem ser introduzidos com calma na sua rotina de pele. Assim sendo, deve começar por utilizar em dias alternados e ir avaliando a tolerância da pele.

Além disso, fique atenta a sinais de sensibilidade, como vermelhidão, irritação, comichão, ardor ou o aparecimento de imperfeições. 

Claro que ao introduzir estes ativos, é importante manter uma rotina diária de cuidado de pele que garanta os cuidados essenciais. Assim, não pode esquecer a limpeza, o hidratante e protetor solar elevado para que a pele se mantenha equilibrada e confortável.

Que produtos posso utilizar com AHAs e BHAs?

Bem, a verdade é que pode incluir estes ingredientes em qualquer etapa da sua rotina. Desde a limpeza, ao tónico, sérum ou cuidado hidratante, vai poder sempre desfrutar dos seus benefícios.

Neste momento deve estar a perguntar-se quais os nossos produtos favoritos com estes ingredientes. Por isso, fique então a conhecer as nossas sugestões para incluir na sua rotina:

Produtos de rosto para todo o tipo de pele com BHAs e AHAs.

Em suma, as vantagens da esfoliação química dos AHAs e BHAs são várias e, por isso, podem ser a chave do sucesso na rotina de qualquer tipo de pele. Agora que já conhece os nossos favoritos, qual vai incluir no seu cuidado de pele? Conte-nos tudo!

0 Partilhas