Use estes 3 produtos para tirar manchas do rosto

Use estes 3 produtos para tirar manchas do rosto

As manchas do rosto têm um elevado impacto na autoestima de cada um. Ainda que possam ter várias origens, são, de facto, uma das maiores preocupações de pele, tanto de homens como de mulheres. 

Embora este seja um problema complexo, há cada vez mais produtos e ingredientes estudados com efeito antimanchas.

Assim, reunimos tudo o que precisa de saber para combater as tão indesejadas manchas:

Porque aparecem manchas na pele

As manchas são marcas pigmentadas que podem surgir associadas a diversas causas. Assim sendo, apresentam também diferentes aspetos, cores e texturas.

Assim, os principais tipos de manchas que aparecem no rosto são:

– Manchas do sol

Normalmente estas manchas aparecem em pessoas com tom de pele claro, sujeitas a exposição solar elevada e frequente.

– Melasma

O melasma carateriza-se pelo aparecimento de manchas escuras, principalmente nas maçãs do rosto e testa. Esta é uma condição crónica, relacionada com a produção excessiva de melanina. Ainda que as causas sejam ainda desconhecidas, está relacionada com a exposição solar, bem como a predisposição genética e alterações hormonais (por exemplo, durante a gravidez).

– Manchas vermelhas

As manchas vermelhas estão normalmente associadas a dermatite e a reações alérgicas do corpo. Assim, podem também causar comichão e surgir depois do contacto com algum produto cosmético ou até mesmo depois da ingestão de algum alimento.

– Manchas ou cicatrizes de acne

Associadas ao processo inflamatório natural da acne, podem surgir manchas ou cicatrizes, principalmente quando são espremidas as espinhas.

Ingredientes para atenuar manchas na pele 

Geralmente, o principal mecanismo de ação dos ingredientes antimanchas passa pela estimulação da renovação celular. Ou seja, ao esfoliar a camada mais superficial da pele, é estimulada a sua renovação e são atenuadas as imperfeições visíveis.

Se procura produtos com ação antimanchas, estes são os principais ingredientes a ter em conta:

  • Ácido azelaico: com ação esfoliante suave, é um dos ingredientes de excelência para controlar a inflamação e acne. Além disso, devido à sua capacidade renovadora, está muitas vezes presente em formulações antimanchas.
  • Ácido glicólico: um esfoliante químico que ajuda a renovar a pele, para um tom mais regular.
  • Ácido kójico: com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, este ácido atua diretamente na produção de melanina. Assim sendo, previne a formação de novas manchas e atenua as existentes.
  • Ácido láctico: um ácido esfoliante que promove a renovação celular com um efeito de peeling ligeiro, tolerado mesmo pela pele mais sensível. Assim, é ideal para o tratamento de cicatrizes ou marcas de acne.
  • Ácido mandélico: este ácido promove uma ação esfoliante suave, adequada mesmo para a pele mais sensível. Deste modo, reduz as manchas, a acne e as rugas.
  • Ácido tranexâmico: um ingrediente despigmentante que atua nos processos inflamatórios da pele, previne a formação e reduz as manchas.
  • Niacinamida: este é um ingrediente super versátil. Além de atenuar a vermelhidão e irritação da pele, melhora a hidratação, luminosidade e proteção da pele. Por outro lado, tem ainda a capacidade de reduzir as manchas e acalmar a pele.
  • Retinol: um renovador celular potente que reduz as irregularidades da pele, desde rugas, manchas e acne.
  • Vitamina C: um verdadeiro ativo chave em qualquer rotina: além de proteger a pele dos radicais livres, tem um grande impacto na sua aparência. Assim, melhora visivelmente a luminosidade e ajuda a reduzir as manchas.

Produtos para tirar manchas

Geralmente, as manchas recentes são as mais fáceis de atenuar. Pelo contrário, no caso de manchas profundas será necessário recorrer a tratamentos dermatológicos, com profissionais de saúde.

Contudo, deixamos as nossas sugestões dos melhores produtos antimanchas que poderá incluir na sua rotina:

Séruns antimanchas para reduzir as manchas do rosto.

Combina ácido tranexâmico, niacinamida e um esfoliante enzimático para atuar em todas as manchas de hiperpigmentação. Assim, deixa a pele mais uniforme, luminosa e sem imperfeições, com resultados visíveis em apenas 2 semanas.

  • Caudalie Vinoperfect é um sérum corretor de manchas e iluminador para todo o tipo de pele, mesmo a mais sensível.

Com uma fórmula rica em ingredientes naturais, enriquecida com viniferina, um ativo até 62% mais eficaz do que a vitamina C. De facto, este é um dos produtos mais adorados em todo o mundo, uma vez que garante uma ação antimanchas excepcional, perfeito para utilizar durante todo o ano.

Uma fórmula despigmentante que atua apenas nas áreas com excesso de produção de melanina para atenuar e prevenir o aparecimento de novas manchas.

Cuidados a ter para evitar o aparecimento de novas manchas

Considerando o impacto das manchas do rosto e a complexidade do seu tratamento, é importante apostar na prevenção.

Assim, deve manter alguns cuidados diários para evitar o aparecimento de novas manchas e até mesmo para evitar que as existentes piorem:

  • Não espremer borbulhas;
  • Utilizar protetor solar diariamente (sim, mesmo nos dias nublados);
  • No caso das mulheres e tendo em conta a importância das alterações hormonais, consultar um ginecologista;
  • Manter uma rotina de pele adequada que inclua limpeza, hidratação e proteção.

Bem, agora que já conhece os melhores ingredientes antimanchas, qual vai incluir na sua rotina? Conte-nos tudo!

Fique ainda a conhecer os melhores produtos para manchas em cosmetis.pt >>

0 Partilhas