Resveratrol: o que é e o que pode fazer pela sua pele

Resveratrol: o que é e o que pode fazer pela sua pele

O resveratrol é um ingrediente cada vez mais utilizado na cosmética devido à sua ação antioxidante. Além de formar um escudo protetor contra as agressões externas, são várias as ações interessantes para o cuidado da pele.

Mas conhece todos os benefícios deste ativo? Descubra tudo neste artigo!

O que é o resveratrol?

O resveratrol é uma substância encontrada nas uvas tintas, frutos vermelhos e cacau. As plantas produzem-no naturalmente devido às suas propriedades protetoras contra os danos da radiação solar e dos poluentes ambientais que causam o stress oxidativo.

Uvas tintas, ricas em resveratrol.

Contudo, são também vários os benefícios que traz à nossa pele:

Ação antioxidante

Os radicais livres são moléculas produzidas naturalmente pelo nosso corpo. Em níveis normais não são prejudiciais, mas, em elevada concentração causam um processo chamado stress oxidativo.

Esta elevação é causada pela exposição a fatores externos como a poluição ou radiação, stress, consumo de álcool, tabaco e de uma alimentação desequilibrada.

Embora o nosso corpo tenha mecanismos naturais de defesa contra os radicais livres, estes nem sempre são suficientes. Assim sendo, o stress oxidativo leva ao aparecimento de rugas, manchas, perda de firmeza, brilho, elasticidade e densidade.

Desta forma, os antioxidantes surgem na cosmética como uma das formas mais eficazes de prevenir o envelhecimento. Existem vários ingredientes conhecidos, como o caso da vitamina C, vitamina E, ácido ferúlico e resveratrol.

O resveratrol aumenta a ação antioxidante que existe na pele. Assim, melhora a capacidade de defesa e reparação natural dos danos causados pela exposição a poluentes. Além disso, reduz também problemas de hiperpigmentação ligados aos efeitos dos raios UV.

Assim sendo, o resveratrol combate o envelhecimento precoce causado em grande parte pelo sol e pela poluição.

Ação anti-inflamatória

Por outro lado, o resveratrol tem também uma ação anti-inflamatória, através do seu efeito antioxidante, mas também pela inibição de alguns agentes que estimulam o processo de inflamação.

Assim, ajuda a acalmar a pele irritada, reduzir o seu desconforto e vermelhidão.

Como utilizar produtos com resveratrol?

Durante o dia a pele está constantemente exposta aos raios UV, poluição e, em consequência, aos radicais livres. Assim, é benéfico utilizar antioxidantes logo pela manhã, para uma maior proteção ao longo do dia.

Além disso, o resveratrol tem também um efeito reparador. Por esta razão, surge muitas vezes em produtos de cuidado de noite, uma vez que atenua e corrige os danos sofridos durante o dia.

Frequentemente, o resveratrol aparece em combinação com outros antioxidantes. Esta associação traz vantagens, proporcionando um efeito mais intenso e profundo.

Dica

Comece a utilizar ativos antioxidantes desde o aparecimento dos primeiros sinais de envelhecimento!

A Caudalie foi uma das primeiras marcas a desenvolver produtos com resveratrol, extraído da videira. Descubra a gama Resveratrol Lift, especialmente criada para corrigir os principais sinais de envelhecimento da pele.

Em suma, tendo em conta todas as ações do resveratrol, este revela-se uma substância poderosa para a manutenção da beleza, conforto e juventude da pele!

0 Partilhas