Saiba como preparar a pele atópica para o outono

Saiba como preparar a pele atópica para o outono

A pele atópica está naturalmente mais vulnerável às agressões externas. Contudo, com a chegada do frio e do outono, o desconforto e irritação podem ser ainda mais intensos. 

Assim sendo, descubra as nossas sugestões para manter a pele atópica mais saudável nesta altura do ano!

O que é pele atópica?

A secura diminui a capacidade da pele de agir como barreira protetora natural contra os agentes externos. Desta forma, é mais facilmente agredida e fragilizada.

Quando existe uma predisposição genética, pode desenvolver-se dermatite atópica, desde a infância.

A dermatite atópica é uma doença de pele inflamatória, crónica e bastante comum. Contudo, tem um impacto significativo na qualidade de vida dos doentes uma vez que pode ser acompanhada de crises de eczema. 

A pele atópica é, assim, uma das principais motivações das visitas ao dermatologista, pela sua secura extrema, irritação e desconforto. Além disso, podem também surgir manchas vermelhas, muitas vezes cobertas por pequenas bolhas, que provocam uma comichão intensa.

Por outro lado, os doentes têm ainda uma maior propensão a alergias, sejam elas respiratórias, alimentares ou oculares.

Os bebés e crianças são os mais afetados, geralmente entre os 3 meses e os 5 anos, mas a pele atópica pode manter-se até à idade adulta.

As mudanças de estação podem agravar os sintomas, sendo o outono uma altura crítica.

Qual o impacto do outono na pele atópica?

Para aqueles que sofrem de pele atópica, pensar no outono, por si só, já é doloroso certo? 

Os dias de calor dão lugar às temperaturas mais frias. De facto, com o frio a pele tende a ficar mais seca e desidratada. Contudo, na pele dita saudável ou normal, normalmente isso resolve-se facilmente com um creme mais hidratante. Mas a verdade é que, numa pele atópica, o impacto é bem mais evidente e difícil de contornar. Além disso, nesta altura, ligamos o aquecimento e recomeçam os banhos bem quentes, o que aumenta a secura da pele.

Por outro lado, há também uma mudança no armário: o corpo pede roupa mais quente e pesada. Neste sentido, o contacto com tecidos sintéticos ou lã pode causar irritação e desconforto na pele com dermatite atópica.

Finalmente, outono é sinónimo de regresso à rotina. Seja para crianças ou adultos, este é um período de grande stress. Assim sendo, este pico emocional pode também contribuir para uma crise.

Cuidados a ter

Para uma pele atópica saudável e confortável, é importante manter uma rotina diária adequada, que reforce a hidratação da pele. Pode ainda (e deve!) manter sempre por perto um cuidado SOS para as alturas mais críticas.

Para a limpeza, opte pelos óleos de banho. Além de adicionarem uma hidratação e nutrição intensas, estes produtos limpam suavemente a pele, enquanto acalmam o seu desconforto.

BABÉ Corporal Óleo de Banho | SVR Topialyse Óleo Micelar Relipidante | Uriage Xémose Óleo de Limpeza

Quanto à hidratação, prefira texturas mais ricas para enfrentar o frio. Neste sentido, os bálsamos, naturalmente mais untuosos, são uma ótima opção.

Bioderma Atoderm Intensive Baume | Uriage Xémose Bálsamo Oléo | SVR Topialyse Bálsamo Intensivo

Por fim, nas alturas em que a pele está mais irritada e o cuidado hidratante não é suficiente, recorra ao SOS. De um modo geral, estes produtos têm um efeito rápido para restaurar o conforto e a hidratação essenciais da pele.

Eucerin AtopiControl Spray | A-Derma Exomega Control | Uriage Xemose SOS

Além disso, alguns hábitos podem também ajudar a limitar as reações indesejadas da pele: 

  • Evitar a exposição a alérgenos, como ácaros, pólen e pelos ou penas de animais;
  • Preferir roupas de algodão, ao contrário da lã e roupas sintéticas; 
  • Evitar a introdução de vários alimentos ao mesmo tempo, no caso dos bebés;
  • Garantir a utilização de detergentes de roupa delicados e em quantidade adequada;
  • Engomar ou secar a roupa na máquina para que se torne mais macia;
  • Evitar temperaturas extremas;
  • Manter um ambiente humedecido.

Em suma, a pele atópica é uma condição que tem um grande impacto na qualidade de vida dos doentes. Para compensar os efeitos negativos do outono, é importante reforçar a hidratação. Siga as nossas sugestões e desfrute de uma pele mais forte e saudável!

0 Partilhas