Rotina de beleza com produtos vegan? Descobre como!

Rotina de beleza com produtos vegan? Descobre como!

A procura por produtos vegan tem crescido a olhos vistos, seja por preocupações ambientais ou éticas. Mesmo no que toca a cuidados de beleza e higiene, há uma oferta de cosméticos vegan cada vez maior.

No entanto, sabe realmente o que é um produto vegan?

O que são cosméticos vegan?

A tendência vegan está em crescimento e as diversas indústrias têm-se adaptado a esta procura pelos consumidores.

Vegan não é apenas uma forma de alimentação que exclui alimentos animais ou derivados. De facto, é um conceito bastante mais amplo e que recusa qualquer forma de exploração animal, seja em alimentos, vestuário ou cosméticos.

Assim, cuidados de higiene e beleza vegan são produtos sem qualquer tipo de substância de origem animal. Desta forma, são excluídos ingredientes como: mel, cera de abelha, leite, colagénio ou lanolina.

Vegan vs cruelty-free

Cruelty-free significa o mesmo que vegan? Não!

O termo cruelty-free (livre de crueldade) é utilizado em produtos e ingredientes que não tenham sido testados em animais em nenhuma das etapas de produção. Apesar de na Europa ser proibido testar cosméticos em animais a partir de 2013, há ainda algumas marcas que são obrigadas a realizá-los para vender em determinados países.

No entanto, um produto cruelty-free não é necessariamente vegan uma vez que pode ainda conter produtos de origem animal na sua composição.

Assim, para garantir uma escolha responsável, sem exploração animal, opte por marcas 100% vegan e com certificação cruelty-free.

Vantagens

É importante referir que os produtos vegan não são necessariamente mais naturais ou melhores. Têm sim em conta preocupações ambientais e éticas, que podem ser importantes para determinados consumidores.

Assim, as principais vantagens dos produtos vegan e cruelty-free são:

  • Respeito pelas diferentes espécies, uma vez que não é justo explorar alguns animais para satisfazer necessidades humanas.
  • Maior sustentabilidade, na medida em que a adoção de um estilo de vida vegan contribui para a diminuição da criação de animais, reduzindo assim a poluição.

Marcas de cosméticos vegan

Apesar dos esforços, não são ainda muitas as marcas que conseguem garantir uma oferta de produtos 100% vegan. Contudo, marcas como Sensilis, René Furterer, Nuxe, Caudalie, Jowaé e Nyx estão empenhadas nesse sentido e revelam uma grande oferta sem crueldade animal. Antes de comprar, o ideal é verificar sempre os rótulos e a lista de ingredientes.

Em suma, o conceito vegan está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia. Neste sentido, a cosmética vegan está relacionada com um estilo de vida que preserva a dignidade animal e a sustentabilidade.

Se estas são algumas das suas preocupações, descubra os produtos vegan que disponibilizamos para si, ao melhor preço!

0 Partilhas