Qual o meu tipo de pele?

Qual o meu tipo de pele?

Para escolher os produtos que mais de adaptam a si, é fundamental conhecer o seu tipo de pele. Contudo, não se deve focar apenas no tipo, mas também nas necessidades da pele a cada momento.

Tem dificuldade em identificar de que cuidados o seu rosto precisa? Então tem mesmo de continuar a ler!

A pele

A pele é constituída por três camadas principais. A camada mais à superfície, epiderme, é responsável pela cor, hidratação e textura. Do ponto de vista cosmético, é sobretudo nesta camada que os produtos atuam.

A camada superficial da pele sofre agressões e alterações ao longo do tempo. Constantemente está sujeita a agentes poluentes, à exposição solar e a fatores ambientais. Todos estes aspetos têm um impacto, maior ou menor, de acordo com a resistência da nossa pele e o cuidado que lhe oferecemos.

Rotina de pele

A rotina base para qualquer tipo de pele deve abranger os 3 passos fundamentais: limpeza, hidratação e proteção solar. O importante é selecionar texturas que tragam maior conforto a cada pele. Além disso, dar prioridade a cuidados complementares que vão de encontro às preocupações específicas. Descubra aqui qual a rotina base ideal para si!

Rotina básica diária para todo o tipo de pele.

Tipos de pele

Pele Normal

A pele normal tem uma textura aveludada, suave e lisa. Mantém um equilíbrio de oleosidade, ou seja, não é demasiado seca nem demasiado oleosa. Normalmente não apresenta imperfeições, nem desconforto. Contudo, para que este equilíbrio se mantenha, é importante não desleixar seu cuidado.

Ainda que uma rotina básica deva ser suficiente, pode incluir um cuidado iluminador ou antienvelhecimento. Assim, pode prolongar e preservar o seu brilho e vitalidade naturais.

Eucerin Hyaluron Filler Vitamina C Sérum Anti-Rugas Revitalizante, com ação iluminadora e anti-idade. | Collistar Magnifica Redensifyng Repairing Sérum, para um efeito reparador e antienvelhecimento.

Pele Oleosa

A pele oleosa tem uma produção exagerada de sebo. Este facto pode estar relacionado com diversos fatores, como por exemplo, hormonais. Assim, é bastante frequente em homens ou na adolescência.

Apresenta uma aparência brilhante, gordurosa e com poros dilatados. A oleosidade acumula-se nos poros, aumentando a sua visibilidade e, por vezes, cria imperfeições.

No caso de uma pele oleosa é evidente a importância da limpeza de pele. Diariamente, devem ser eliminadas todas as impurezas e a oleosidade acumulada, libertando os poros e minimizando as imperfeições.

Por outro lado, é interessante realizar esfoliações regulares, sejam elas físicas ou químicas. Este processo permite aumentar a renovação da pele e a eficácia dos cuidados.

Embora apresente uma oleosidade excessiva, tal não significa que este tipo de pele não necessite de hidratação. Aliás, devido à utilização de produtos de limpeza mais agressivos, é até possível que a pele desidrate. Devem ser privilegiadas texturas mais leves e frescas e formulações sem óleo (“oil free”) e não comedogénicas (que não bloqueiam os poros).

Cuidados de pele para o tipo de pele oleosa.
Etat Pur Gel Matificante Oil-Free | Filorga Age Purify Fluido Anti-Rugas e Anti-Imperfeições | Jowaé Lótus Sagrado Gel Matificante Anti Imperfeições 

Pele Mista

A pele mista não é tão frequente quanto se acha. Normalmente apresenta uma oleosidade excessiva na zona T: testa, nariz e queixo, em combinação com uma pele normal a seca nas bochechas. Assim sendo, é difícil encontrar produtos que se adequem a ambas as necessidades. Em alguns casos, é mesmo necessário recorrer a cuidados específicos para cada zona.

Pele Seca

A pele seca tem um aspeto áspero e sem brilho, com uma maior tendência para a formação de rugas. Muitas vezes, provoca uma sensação de repuxamento.

Normalmente, este tipo de pele tem uma menor capacidade de produção de lípidos. Estas substâncias são essenciais para a formação da barreira cutânea, um escudo protetor natural.

Desta forma, a pele perde mais água e nutrientes, enquanto se torna mais frágil às agressões externas. Assim, a secura da pele está frequentemente associada a uma maior sensibilidade.

As formulações para pele seca são geralmente cremosas e com texturas mais ricas.

Cuidados de rosto para o tipo de pele seca.
Vichy Neovadiol Complexo Reequilibrante Creme | Etat Pur Creme Rico Hidratante 

Estados de pele

Os estados de pele podem acompanhar qualquer um dos tipos de pele apresentados. Além disso, podem ser permanentes ou ocasionais.

Quando a pele reage de forma intensa a estímulos, internos ou externos, estamos perante uma pele mais sensível. Neste caso, é importante perceber quais os estímulos que provocam a sensibilidade, para que os possamos evitar.

Por outro lado, sabendo a potencial sensibilidade da nossa pele, devemos optar por formulações mais simples.

Existem alguns ingredientes com maior tendência sensibilizante, como as fragrâncias, conservantes, corantes, álcool e filtros solares químicos. Assim, estes ingredientes devem ser evitados e ainda optar-se por utilizar o mínimo de produtos cosméticos em simultâneo.

Um dos maiores aliados de uma pele sensível é a Água Termal.

Aplicação de água termal no rosto, para pele sensível.
A água termal tem um efeito calmante, protetor e refrescante imediato!

Uma pele sensível tem ainda uma maior probabilidade para desidratar.

A desidratação manifesta-se ou agrava-se na presença de climas mais secos, com a utilização de cosméticos muito agressivos ou com ingredientes irritantes.

Uma pele seca é diferente de uma pele desidratada. Neste último caso, a pele apresenta uma baixa concentração de água e não de oleosidade. Assim, perde volume e elasticidade e pode ter a mesma aparência da uma pele seca.

Gama de produtos para todo o tipo de pele desidratada.
Descubra a gama Hydrabio, desenvolvida para pele desidratada.

Revela-se evidente a importância de conhecer a nossa pele e as suas necessidades. Assim, é possível manter a sua saúde e conforto. E, além disso, garantir os cuidados mais adequados, tirando o máximo partido dos mesmos!

0 Partilhas