Proteção solar para bebés e crianças

Proteção solar para bebés e crianças

A pele dos mais pequenos é realmente muito sensível e delicada. Uma vez que é mais fina e ainda não se encontra totalmente desenvolvida, está mais sujeita às agressões externas.

Por outro lado, a exposição solar não protegida traz uma série de efeitos negativos à nossa pele, desde as queimaduras solares, envelhecimento ou até mesmo problemas mais graves.

Para além disso, as crianças passam algum tempo a brincar ao ar livre e, por isso, são muitas vezes expostas ao ambiente externo. Assim sendo, não podemos deixar de destacar a importância da proteção solar para bebés e crianças.

Contudo, além de utilizar o protetor solar adequado, há ainda vários cuidados a manter no que toca à proteção dos mais novos.

Descubra tudo para garantir a melhor proteção da pele do seu bebé!

Qual o melhor protetor solar para bebés e crianças?

Em primeiro lugar, é importante referir que a exposição solar dos bebés e crianças deve ser sempre curta para minimizar os riscos. Além disso, recomenda-se a utilização de protetor solar após os 6 meses de idade. Isto porque até aos 6 meses, deve-se evitar a exposição solar dos bebés, mesmo à sombra!

Relativamente ao protetor solar a escolher, deve optar sempre por fatores de proteção elevados, ou seja, iguais ou superiores a SPF30. Para além disso, deve ainda utilizar gamas específicas para a pele delicada dos mais novos, principalmente aquelas que testam os seus produtos nesta faixa etária.

Por outro lado, no contexto da proteção solar, surgem 2 tipos de filtros: minerais e químicos. Os filtros minerais criam uma barreira física onde os raios solares se refletem, enquanto os químicos absorvem essa radiação. Assim sendo, os filtros minerais ou físicos são mais aconselhados e utilizados em produtos indicados para pele sensível, como o caso dos bebés e crianças.

Heliocare 360º Pediatrics Mineral SPF50+ |  Isdin Pediatrics Fusion Water SPF50 | La Roche-Posay Anthelios Bebé Dermo-Pediatrics FPS50+

Contudo, não é só o protetor solar que tem um papel fundamental mas sim a sua correta aplicação. Mas afinal qual a melhor forma de aplicar o protetor solar?

É importante sobretudo garantir que se cobre todo o corpo e reaplicar o produto a cada 2h, depois de mergulhar ou suar. Claro que, mesmo com esta proteção, deve evitar-se a exposição direta ao sol.

Cuidados a ter

Uma proteção solar eficaz e adequada para os mais novos está também relacionada com alguns hábitos.

No dia-a-dia, por exemplo, deve dar-se preferência a roupas claras e frescas e vestir a criança de forma a proteger o máximo de pele. Para além disso, deve abusar dos acessórios como óculos de sol com proteção ultravioleta e chapéus de abas largas.

Finalmente, evitar a exposição solar direta quando os raios solares são mais intensos, ou seja, entre as 10 e as 16h.

Ainda que não seja uma recomendação tão direta, a verdade é que a exposição ao sol e calor intensifica a transpiração. Por isso, é também importante manter as crianças bem hidratadas e oferecer água com regularidade.

Fique ainda a conhecer a vasta gama de proteção solar para bebés e crianças, sempre aos melhores preços em cosmetis.pt!

0 Partilhas