Porque devemos respeitar o prazo de validade dos produtos?

Porque devemos respeitar o prazo de validade dos produtos?

Respeitar o prazo de validade dos produtos de cosmética deveria ser tão importante como respeitar a validade de um iogurte, leite, natas, ovos ou algo do género. Mas, ao contrário do que seria de esperar, o facto destes não mencionarem uma “data de validade” faz com que as pessoas não dêem o devido valor.

Antes de mais, é importante mencionar que os produtos de limpeza de rosto, cremes, maquilhagem, batons, rímel têm todos prazo de validade.

Ver o prazo de validade

Os produtos de cosmética não mencionam uma “data de validade” porque estão feitos para o seu prazo de validade começar a contar a partir do momento de abertura. Assim, aquilo que encontrará na embalagem dos seus produtos de cosmética é o símbolo de um boião (com a tampa aberta) com a indicação dos meses de utilização após abertura.

prazo-de-validade-embalagens-cosmética

Por exemplo, se lê 12M significa que terá um ano para usar e desfrutar do seu produto. Este é o tempo mais comum indicado em bases, sombras, batons e cuidados hidratantes. Existem alguns cosméticos que chegam inclusive aos 24M (24 meses)! Em contrapartida, existem aqueles cuidados com substâncias mais complexas ou com concentrações mais elevadas que têm de ser utilizados entre 3M a 6M.

Claro está que a forma como preservamos os frascos fará com que este tempo possa variar ligeiramente. Por exemplo, deixar produtos ao sol, em locais com temperaturas altas ou vapores, pode influenciar e encurtar o tempo de validade de um produto.

Dica!

Para que não fique esquecido o momento da primeira utilização, coloque no próprio frasco a data! Assim saberá sempre se está a usar um produto dentro do prazo.

Respeitar a validade dos produtos

Quando o prazo de validade acaba, as fórmulas não mantém a mesma estabilidade e há a possibilidade de desenvolverem bactérias. Essas bactérias são mais comuns nos produtos que mais utilizamos e que estão mais tempo em contacto com o ar (quando abrimos e fechamos as embalagens).

A medida mais eficiente para evitar as bactérias é lavar as mãos antes de usar qualquer produto de beleza ou utilizar uma espátula, que deve ser limpa depois da aplicação do produto. Comprar embalagens que evitam o contacto dos dedos com o produto também é uma óptima forma de evitar contaminação por bactérias.

Por tudo isto, usar cosméticos fora do prazo de validade pode levar a infeções e irritações na pele. Uma vermelhidão mais constante e borbulhas mais pequenas e regulares são geralmente duas características de pele irritada.

Os produtos de cosmética têm uma aparência, cheiro e consistência própria. Assim, sempre que um produto apresente seguintes sinais como alteração de cor, cheiro ou esfarelar, deve substituí-lo por um novo.

Em suma, se não se consegue lembrar quando comprou aquele creme, protetor solar, base ou rímel, não o use!

0 Partilhas

Leave a Reply

Your email address will not be published.