Para que servem os AHAs?

Para que servem os AHAs?

Os AHAs são dos ingredientes mais falados e publicitados na dermocosmética, a par da Vitamina C, do Ácido Hialurónico e do Retinol. De nome extenso, mas nada complicado de entender, AHA é a sigla de alfa-hidroxiácidos

Os alfa-hidroxiácidos são de origem orgânica e extraídos de frutas, canas de açúcar e iogurtes. Mas, ao contrário do que possa pensar, falar em AHAs não remete única e exclusivamente para um ácido. De entre vários, podemos encontrar os Ácidos Glicólico, Lático, Mandélico e Kójico.

Os vários AHAs

O Ácido Glicólico tem uma estrutura molecular pequena, por isso penetra melhor e de forma mais eficaz. Contudo, é esta características que o torna mais irritante. 

O Ácido Mandélico é mais frequentemente utilizado em pele acneica e sensível.

O Ácido Lático é o AHA que melhor tolerância tem em pele sensível e pele com rosácea. Ainda assim, deve ser utilizado em concentrações moderadas por isso verifique sempre as descrições do produto.

O Ácido Kójico tem uma ação renovador excelente à superficie da pele e por isso é ideal para manchas. Além disso, ao contrário do Ácido Glicólico, não é fotossensibilizante, isto é, pode ser utilizado durante o verão e em alturas que vá apanhar sol.

Para que servem os AHAs?

Conhecidos pela sua excelente ação esfoliante, os AHAs atuam diretamente na renovação celular, permitindo reduzir as rugas, as manchas, a pele grossa e amaciar a pele. 

Esta esfoliação química – sem grânulos – gera uma descamação na pele que é benéfica. A pele fica com uma textura mais lisa, renovada, limpa e sem poros dilatados.

Utilizar alfa-hidroxiácidos é óptimo em casos de acne, melasma, envelhecimento e estrias.

Ainda que o seu efeito seja de certo modo viciante pelos resultados que apresentam na pele, é preciso algum cuidado com a sua utilização regular. Uma pele mais sensível pode desenvolver reações como: irritação, ardor e sensibilidade. Assim sendo, para prevenir irritações, deve sempre experimentar um cuidado com AHAs na zona do queixo e perceber se causa ou não sensibilidade.

É preciso também considerar que vários AHAs não devem ser utilizados durante uma exposição solar intensa e, mesmo em altura de menos exposição solar, deve ser utilizado protetor solar. 

São muitas as marcas que têm AHAs na composição mas a Neostrata é conhecida por ser especialista na formulação com estes ácidos pois, em vez de focar-se numa utilização exclusiva, trabalha com vários em simultâneo para acelerar os resultados.

Neostrata

Da Neostrata são muitos os produtos com um efeito fora do comum: desde a gama envelhecimento até à linha de acne. Ainda assim, eu considero este o Top 3 da marca:

Veja outros produtos com alfa-hidroxiácidos na nossa loja >>

E você já utilizou algum creme com AHAs? Conte-nos tudo!

0 Partilhas

Leave a Reply

Your email address will not be published.