Indíce
Muitas vezes, pelo facto da maioria considerar as temáticas sexuais como tabu, geram-se muitas crenças, umas verdadeiras e outras falsas! E hoje vou ajudar com isso mesmo, abordando os maiores mitos sobre preservativos.
Ao longo do artigo, encontrará respostas a questões tais como “posso usar um preservativo fora de validade?” “Dois preservativos oferecem mais proteção do que um?” “os preservativos têm todos o mesmo tamanho?”, etc.
Fique comigo e responda a todas as suas dúvidas sobre preservativos!

Mitos sobre preservativos
Os preservativos fora de validade podem ser usados?
Não, não o recomendo. Esta não deve ser uma opção, dado que a fiabilidade pode ficar comprometida: lubrificação menos presente, textura mais seca; etc. Tudo isto, representa um maior risco de rompimento.
Desta forma, e sendo este um dos maiores mitos sobre preservativos, se o preservativo estiver fora de validade não aconselho que o use.

É seguro usar um preservativo usado
Não, não é seguro. Além de aumentar o risco de rompimento, diminuindo a prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis e gravidez, também não é higiénico.
Os preservativos protegem eficazmente da gravidez?
Este é um dos principais mitos em torno do preservativo e é verdadeiro. Sabia que a taxa de eficácia dos preservativos é de 98%? Por isso, sim é muito eficaz!
Por vezes, o que acontece é que o método falha porque o casal não o utiliza durante toda a relação sexual ou não o utilizam de forma correta.

Usar 2 preservativos aumenta a proteção?
Não, não aumenta a proteção. Embora possa parecer que sim porque é duplicada a barreira, o risco pode ser maior devido ao risco de rompimento provocado pela fricção.
Desta forma, recomendo que utilizade apenas 1 preservativo de cada vez, sempre colocado e utilizado de forma correta.
Os preservativos reduzem ou retiram o prazer?
Depende. O prazer no ato sexual é multifatorial porque não está apenas relacionado com a estimulação e sensibilidade física.
Por isso, existindo uma barreira física a sensorialidade pode diminuir, mas isso não significa que o prazer diminui!
Ainda assim, existem vários preservativos mais finos e lubrificados que podem aumentar a estimulação.

Os preservativos só necessitam de ser usados em relações sexuais casuais.
Mito. O preservativo deve ser usado sempre que haja necessidade de prevenir uma gravidez e prevenir a transmissibilidade de doenças sexualmente transmissíveis.
Por isso, isto não é só aplicável a relações casuais ou com diferentes parceiros, como também em relações duradouras/ com apenas 1 parceiro sexual.
Colocar o preservativo imediatamente antes da ejaculação previne doenças e gravidez?
Não, não o irá proteger contra doenças sexualmente transmissíveis, bem como não irá ter uma ação “completa” na prevenção da gravidez, uma vez que há a libertação de algumas gotas de sémen muito antes da ejaculação ocorrer.

As alergias aos preservativos são recorrentes?
Não, este é um dos maiores mitos sobre preservativos. No entanto, isso não significa que não existem casos onde se verifiquem alergia ao preservativo, também conhecida como alergia ao látex.
O látex (material com que é produzido a maioria dos preservativos) pode acarretar sensibilidade alérgica com prevalência de 5% na população.
Caso exista esta alergia, existem já disponíveis preservativos produzidos com outro tipo de materiais não sensibilizantes (ex: poliuretano; poliisopreno).
DICA: Leia o meu outro artigo sobre os “Tipos de preservativos“, onde vai encontrar tudo o que precisa de saber.
Os preservativos têm todos o mesmo tamanho?
Não, existem preservativos de tamanhos distintos para dar resposta aos diferentes comprimentos e larguras de pénis.
O importante é que o preservativo esteja adaptado ao pénis ereto. Caso este esteja muito apertado, pode ser desconfortável e até romper. Caso seja muito largo, pode sair durante o ato sexual.
Os preservativos são apenas para homens
Não, também existem preservativos para mulheres.
É recorrente o preservativo romper-se?
Não, e o risco de um preservativo se romper diminui significativamente caso o seu uso seja cuidadoso.
Por exemplo, deve evitar abrir os pacotes com os dentes e ter muito cuidado com as unhas.

Pode-se usar qualquer lubrificante com o preservativo
Falso, outro mito sobre preservativos e bastante importante.
Os preservativos já são lubrificados. Porém, se for necessário recorrer a um lubrificante, o mesmo deve ser à base de água e não de óleos e outras substâncias que possam danificar o látex.
Não existindo penetração, não há transmissão de doenças sexualmente transmissíveis.
Mito. Existem muitas doenças que são transmissíveis por fluidos, pele ou outras mucosas (ex: boca). Por isso, para existir proteção segura, o preservativo deve ser usado em todo o contacto sexual.
É seguro comprar preservativos em máquinas expostas ao sol?
Não, não é seguro comprar preservativos em máquinas expostas ao sol ou em locais com calor excessivo. O calor pode danificar o material dos preservativos, tornando-os mais frágeis e aumentando o risco de rompimento. Além disso, a exposição à luz solar direta pode afetar a lubrificação e a integridade da embalagem.
Conclusão
Esperamos que os principais mitos de preservativos tenham sido desvendados! A informação garante conhecimento e, só desta forma, se pode conseguir o máximo de proteção e conforto na utilização deste método contracetivo.
Sempre que surjam dúvidas, pode esclarecer junto do seu médico, farmacêutico ou enfermeiro!
Fontes
- Preservativos Masculinos. Planejamento Familiar: Um Manual Global para Profissionais e Serviços de Saúde. Capítulo 13. Saúde Direta do Brasil.