Indíce
A pele oleosa, para além do excesso de brilho que surge ao longo de todo o dia, tem também uma característica que a torna desafiante… o facto de ter tendência para as imperfeições e marcas!
Por isso, logo após a procura dos melhores produtos para equilibrar a pele oleosa, está a procura das melhores bases para peles oleosas que disfarcem tu-do!
Mas quais são efetivamente os melhores produtos? Eles cobrem verdadeiramente as imperfeições? Ou será que ainda pioram a situação porque ‘tapam’ os poros? Com o nosso guia vai certamente ficar mais fácil a escolha da sua base ideal!
Como foi escolhido o top de bases para pele oleosa
O top foi elaborado com items que vão desde o mass market ao requinte da perfumaria com a maior qualidade possível, quer pertençam a uma gama mais económica ou mais premium.
Na escolha da base perfeita para pele oleosa garantimos que a mesma tem fórmula oil-free ou não comedogénica, especificidades para pele oleosa, cobertura média/alta e que se adapta para pele sensível.
As melhores bases para pele oleosa
Maybelline Fit Me Matte + Poreless Base
A Maybelline Fit Me Matte + Poreless destaca-se como uma das melhores bases líquidas para quem tem pele oleosa.
O produto da Maybelline oferece uma cobertura natural, ideal para quem procura um efeito mate sem pesar no rosto. Formulada com micropós seborreguladores, controla a oleosidade ao longo do dia, deixando a pele uniforme e sem brilho excessivo.
Além de matificar, a Fit Me Matte + Poreless corrige imperfeições e reduz visivelmente a aparência dos poros, resultando num acabamento suave e aperfeiçoado.
A sua textura leve permite uma adaptação perfeita ao tom e à textura natural da pele, criando um look impecável e fresco. Com elevada tolerância, é dermatologicamente testada e não bloqueia os poros, o que a torna ideal para quem tem pele normal a oleosa.
Pros:
- económica
- fórmula com micropós que absorvem a oleosidade;
- matifica e refina os poros;
- acabamento natural.
Revlon ColorStay Makeup Base Pele Mista a Oleosa
A Revlon ColorStay Makeup Base é uma base cremosa e hidratante, ideal para pele mista a oleosa. Com proteção solar (FPS 15), oferece uma cobertura elevada e longa duração, mantendo-se intacta por até 24 horas.
A sua tecnologia SoftFlex, combinada com extratos de plantas, proteínas de seda e vitaminas A e E, proporciona uma ação hidratante e corretora, deixando a pele suave e sem imperfeições.
Com um acabamento sedoso que não transfere e uma textura leve e confortável, esta base não bloqueia os poros e é livre de óleos e perfumes. A Revlon ColorStay é perfeita para quem procura uma pele uniforme e aveludada ao longo do dia.
Pros:
- efeito hidratante e uniformizador;
- elevada cobertura e duração de 24 horas;
- fator de proteção solar (FPS15);
- excelente relação custo/benefício;
- acabamento sedoso, que não transfere.
NYX Can’t Stop Won’t Stop Full Coverage Foundation Base
A NYX Can’t Stop Won’t Stop Full Coverage Foundation é uma base líquida de alta cobertura com acabamento mate, perfeita para uma pele aperfeiçoada. Com uma textura extremamente leve, uniformiza a tez e proporciona um efeito naturalmente sublime.
Esta base é formulada com pigmentos de cor aperfeiçoadores, oferecendo um acabamento suave e mate que controla o brilho sem deixar efeito máscara.
Com duração de até 24 horas, disfarça imperfeições e não bloqueia os poros, tornando-a ideal para pele normal, mista, oleosa e sensível.
A NYX Can’t Stop Won’t Stop é uma das melhores bases para pele oleosa com para quem deseja uma pele uniforme e sem imperfeições.
Pros
- efeito intacto durante 24 horas;
- textura cremosa, de elevada cobertura, mas com acabamento leve;
- com pigmentos aperfeiçoadores, uniformiza e corrige imperfeições.
Sensilis Pure Age Perfection Fluid Base
A Sensilis Pure Age Perfection Fluid é uma base de alta cobertura ideal para pele mista a oleosa e com tendência acneica. Com uma textura fluida, funde-se facilmente à pele, uniformizando e hidratando.
Na sua fórmula combina zinco, niacinamida e ceramidas, controlando a produção de sebo e protegendo contra agressões externas.
Além disso, a sua fórmula testada e vegan acalma a pele em apenas 30 segundos e possui um leve perfume floral.
Pros:
- matificante e de longa duração;
- ação calmante;
- marca de qualidade;
- resistente ao suor e humidade.
Vichy Dermablend Fond Teint Base Fluida
A Vichy Dermablend Fond Teint é uma das melhores bases para pele oleosa caracterizando-se pela sua textura fluida, cobertura média e acabamento natural. Disponível em 5 tons, a Vichy Dermablend é perfeita para uma tez uniforme e natural ao longo do dia.
Com uma cobertura que dura até 16 horas, a base de uma das melhores marcas de farmácia, a Vichy, camufla imperfeições como cicatrizes e manchas.
Formulada com pigmentos concentrados, ácido salicílico, glicerina e água termal, esta base oferece ação corretiva e hidratante, mantendo a pele suave sem efeito máscara.
Pros:
- fórmula não comedogênica – livre de parabenos e fragrâncias
- alta cobertura;
- sem efeito máscara;
- marca com elevada reputação;
- cobre vermelhidões, manchas, acne e imperfeições.
Clinique Anti-Blemish Solutions Base Fluida
Procura uma de uma base para pele oleosa premium e de perfumaria? Então a Clinique Anti-Blemish Solutions Base Fluida é o que procura.
A solução da Clinique providencia um acabamento mate e formulada sem óleo, ideal para pele mista a oleosa, ajuda a uniformizar a tez enquanto atenua manchas e vermelhidão.
Contém ácido salicílico, sílica e glicerina, que proporcionam ação uniformizante e seborreguladora, além de remover células mortas e reduzir a aparência dos poros dilatados.
A cobertura moderada, controla o excesso de oleosidade e acalma a vermelhidão, deixando a pele uniforme, matificada e sem imperfeições.
Pros:
- fórmula oil-free;
- atenua eficazmente a imperfeições da pele;
- solução de marca premium;
- controla a oleosidade e os brilhos indesejados;
- minimiza os poros, atenuando a sua aparência;
- cobertura média e acabamento mate.
Como escolher um base para pele oleosa
Para escolher a melhor base para pele oleosa deve ter em consideração as seguintes especificações:
- fórmula
- especificidades para pele oleosa
- nível de cobertura
- adaptação para a pele sensível
Fórmula: oil-free vs. não comedogénica
A fórmula da base não deve conter óleos na sua composição, dado que só intensificaria a oleosidade já presente no rosto.
Existem fórmulas que podem possuir óleos mas que, através de testes, garantem que são ‘não comedogénicas’, isto é: possuem ingredientes que não causam obstrução dos poros, nem o aparecimentos de pontos negros e borbulhas.
Tanto uma vertente como outra são interessantes no caso de pele oleosa, sendo as fórmulas não comedogénicas as mais ‘seguras’ de arriscar porque, mesmo existindo óleo na fórmula, existe a garantia que este não vai desequilibrar a pele.
Especificidade para pele oleosa
A base deve sempre ter a indicação para pele oleosa e/ou com tendência acneica. Desta forma garante que são especificamente formuladas para um tipo de pele com maior tendência sebácea.
Existem bases com acabamento matificante e de longa duração que garantem que a sua pele se manterá perfeita e sem brilho ao longo do dia!
Cobertura média a elevada
A pele oleosa, para além do excesso de produção de sebo, também é indicativa de marcas e imperfeições cutâneas.
Com base nisto, as bases de cobertura média a elevada são as preferidas dado que corrigem e disfarçam as borbulhas e vermelhidões presentes no rosto, cumprindo a sua ação a 100%.
Adaptação a pele sensível
As bases são um produto corretivo e, no caso de não possuírem bons ingredientes, podem ser a causa de uma skincare destruída.
Cuidar da pele é muito importante e isso engloba todos os passos, a maquilhagem deve ser ter sempre qualidade e ser adaptada ao tipo de pele!
Ao optar por uma base com indicação para pele sensível tem a garantia que esta foi testada para pele com maior sensibilidade e usualmente está livre de produtos que causam maior irritabilidade (ex: álcool, fragrâncias excessivas, etc.)
Que ingredientes devo procurar numa base para pele oleosa?
Os ingredientes que devem estar presentes na sua base para pele oleosa são dimeticone, ácido salicílico, niacinamida, ácido azelaico, zinco. O objetivo de incluir este tipo de ingredientes é:
- controlar a oleosidade
- a sílica e o caulim, um mineral e uma argila respectivamente, que absorvem o excesso de sebo e minimizam os brilhos.
- garantiar um acabamento matificante:
- o dimeticone é um derivado de silicone que disfarça os poros, mantendo a pele lisa e matificada.
- o ácido salicílico, pela sua ação esfoliante, alisa a superfície da pele e minimiza as imperfeições.
- cuidar da pele oleosa/acneica:
- ingredientes como a niacinamida e o zinco são excelentes a acalmar a pele, diminuindo a inflamação e ainda controlando a produção de sebo.
- o ácido azelaico, para além de também ter ação anti-inflamatória e seborreguladora, minimiza as marcas e manchas existentes no rosto.
Muitas vezes estes ingredientes encontram-se mais facilmente em cremes de tratamento com cor / bb creams ou cc creams. Embora não sejam tão corretivos como a base de maquilhagem, pode obter mais facilmente o combo de tratamento com correção, num só produto.
Como escolher a cor certa de base para pele oleosa?
A cor a escolher deve ser a mais semelhante ao seu tom e sub-tom naturais. Para isso, deve aplicar a base junto à zona do seu queixo para conferir que este tom se funde com a sua tonalidade do rosto e pescoço.
No entanto, saiba que fórmulas com maior cobertura, possuem uma maior percentagem de óxido de ferro, pigmento este que permite melhor camuflagem, mas que tem uma elevada tendência de oxidação.
A oxidação resulta de uma reação química do óxido de ferro com a oleosidade do seu rosto. Conhecendo o tom que adquire a base após esta oxidação com a sua pele, pode ajustar para um tom inferior, sabendo que, à partida, este irá escurecer.
Como aplicar a base corretamente em pele oleosa?
Para aplicação da base de maquilhagem, primeiro garanta uma rotina de cuidados da pele antes de se maquilhar.
Depois, deve escolher o aplicador ideal, visto que a aplicação com a ponta dos dedos deve ser evitada porque incrementa o sebo na pele, pois este também está presente nas mãos.
Além disso, as mãos são fonte de microrganismos que podem vir a infetar a pele, despoletado situações de acne ou até agravando a mesma, quando esta já se encontra presente.
Os acessórios a escolher passam por: um pincel de base ou uma esponja de maquilhagem.
- Pincel: deve escolhê-lo de acordo com a textura/tipo da sua base que pode ser em pó, stick ou líquido, e existem pinceis específicos para cada uma destas tipologias.
- Esponja: basta apenas que seja indicada para aplicação de base.
Outra questão a ter em conta é a cobertura! Mesmo que a base possua a indicação de alta cobertura, caso esta não seja devidamente aplicada, a cobertura pode desaparecer!
Desta forma, deve ter em atenção a sua aplicação, recorrendo a pequenas ‘batidas’ contra a pele, para uma melhor deposição. Aplicar a base em camadas também é mais indicado do que apenas uma única camada, com excesso de produto.
Antes de iniciar a maquilhagem
- Efetue a limpeza da pele com um produto adequado para pele oleosa (idealmente com enxaguamento, ex: gel de limpeza para remoção de todas as impurezas)
- Aplique um sérum seborregulador e anti-imperfeições
- Aplique um creme hidratante e matificante ou um tratamento anti-acne (La Roche Posay Effaclar Duo+M Anti-Imperfeições)
- Aplique um protetor solar para pele oleosa
Para aplicação da maquilhagem
- coloque a base no pincel ou esponja e começar a aplicar do centro do rosto (nariz e bochechas) para as extremidades (testa e queixo);
- incida nas zonas que necessitam de maior cobertura (ex: bochechas, testa, naruz,…) com pequenos toques/’batidas’ no mesmo local;
- reaplique uma segunda camada, se necessário;
- aplique pó solto/compacto translúcido para obter uma maior matificação, minimizando brilhos ao longo do dia.
No caso de necessitar de uma maquilhagem de longa duração e fixação, recomendo que use um primer, idealmente matificante (logo após o protetor solar e antes do início da aplicação da maquilhagem). Este primer servirá como suporte da maquilhagem, garantindo que esta se mantém intacta!
O uso de um spray fixador no final de todos os passos, pode também ser muito útil para uma maquilhagem on-spot. Se ainda assim surgir algum pequeno brilho, pode absorvê-lo com papéis matificantes, que permitem que a sua maquilhagem continue a resistir ao suor, calor e oleosidade!
Como evitar que a base fique acumulada nas linhas finas e poros?
O primeiro passo é garantir que não se esquece de cuidar bem da sua pele pré-maquilhagem, aplicando a sua rotina de skincare para pele oleosa.
Posteriormente, a aplicação de um primer (específico para a suas necessidades cutâneas) que garanta que a textura da pele fica perfeita para receber a base.
A aplicação de forma uniforme também é crucial, utilizando sempre pincel e/ou esponja, que espalhem e esbatam bem o produto.
A finalização com pó, nas zonas mais propícias à acumulação, é um passo imprescindível. Desta forma, o pó vai ‘segurar’ a maquilhagem.
Como evitar que a base derreta ou fique brilhante ao longo do dia?
Deve em primeiro lugar escolher uma base que seja indicada para pele oleosa e que, pelas suas características, se adapte bem à sua pele e se ‘agarre’ melhor. Uma base com cobertura média/alta também tem uma capacidade de fixação superior!
Para além do pó de fixação, um spray de fixação pode ser o ‘salvador’ da sua maquilhagem, uma vez que garante que a maquilhagem não transfere, nem derreta. Aplique-o como passo finalizante da sua rotina. Reaplique-o ao longo do dia, caso sinta necessidades.
Os papéis absorventes de oleosidade também são um excelente complemento para absorver o excesso de brilho que possa surgir.
Como remover a base adequadamente da pele oleosa?
A base para pele oleosa, pela sua resistência característica, pode ser mais difícil de remover. Deverá optar por um produto com enxaguamento que garanta uma limpeza mais profunda e eficaz, através da passagem por água.
Idealmente este produto deve ser um gel desmaquilhante, dado que permite retirar toda a maquilhagem, sem aumentar a oleosidade. Posteriormente, pode passar um tónico, aplicando-o com um disco desmaquilhante. Duplicará assim a limpeza, deixando a sua pele tonificada e resplandecente!
Na zona ocular, a maquilhagem pode ser removida com um desmaquilhante de olhos, idealmente bifásico (fase de água e óleo) para que a remoção seja completa.
Perguntas frequentes
Bases oil-free são mais adequadas para pele oleosa?
Sim, o facto de não possuírem óleo na composição, tornam-se adequadas para pele oleosa. No entanto, nada garante que não tenham outros ingredientes que possam piorar a oleosidade cutânea e aumentar as imperfeições. Por isso, o ideal seria procurar por bases ‘não comedogénicas’, em vez de apenas ‘oil-free’.
Base matte é indicada para pele oleosa?
Sim, visto que as bases matte anulam o aspeto oleoso, ou seja, ideal para pele oleosa.
É necessário selar a base com pó em pele oleosa?
Se a base já for matificante, pode não ser necessário selar com pó. De qualquer das formas, o pó fixador de maquilhagem pode ser um extra na durabilidade da base e evitar que esta se acumule nas linhas finas e poros.
Base com ácido salicílico é boa para pele oleosa e com tendência a acne?
Sim, uma vez que o ácido salicílico é um ingrediente chave para a pele oleosa, estando presente na maioria das formulações anti-acne porque atua:
- como um esfoliante químico que remove as células mortas da superfície da pele, estimulando a sua renovação.
- no controlo da oleosidade, evitando a formação de pontos negros e borbulhas.
Desta forma, caso consiga obter uma base de maquilhagem com este ingrediente, esta pode ser uma excelente escolha.
Conclusão
A maquilhagem, especialmente a base que cobre todo o rosto, não tem de ser um bicho de sete-cabeças para uma pele mais oleosa!
Conhecendo as características deste tipo de pele e as necessidades que precisa, tudo fica mais fácil! Tem excesso de oleosidade? Matifique! Tem excesso de imperfeições? Corrija-as com alta cobertura! Tem acne? Encontre uma base que também cuide da sua pele!
Conseguirá certamente acertar na sua skincare e maquilhagem perfeitas, basta conhecer melhor a sua pele e encontrar os produtos que fazem match com ela! E as bases para pele oleosa não são excepção!
Informe-se sempre sobre as características dos produtos dermocosméticos e, em caso de dúvidas, consulte o seu dermatologista ou profissional de saúde.