Manchas no rosto causadas pelo sol: como prevenir?

Manchas no rosto causadas pelo sol: como prevenir?

Com o verão e a exposição prolongada ao sol surgem danos visíveis na pele. Além de ser um dos principais causadores do envelhecimento da pele, o sol é também responsável pela formação de manchas.

Para prevenir o seu aparecimento, a proteção solar é fundamental durante todo o ano. Contudo, existem ainda poderosos aliados antimanchas para, não só prevenir, como também atenuar as manchas do rosto.

Descubra tudo sobre as manchas solares e como pode combatê-las!

Porque surgem manchas no rosto?

As manchas são uma das principais preocupações de pele, com um elevado impacto na autoestima e confiança de cada um. O seu aparecimento deve-se a um aumento da produção de melanina – pigmento natural da pele – que pode ter várias causas.

Normalmente, as manchas formam-se devido a exposição excessiva ao sol, alterações hormonais, uso de alguns medicamentos, gravidez e predisposição genética.

Com o passar do tempo, a melanina vai-se acumulando cada vez mais profundamente na pele, o que torna as manchas mais difíceis de remover. Assim, o melhor é mesmo apostar na prevenção!

Impacto do sol nas manchas

Quando exposta aos raios UV, a pele estimula os seus mecanismos de defesa. Assim, tende a produzir o seu pigmento natural, que funciona como uma barreira protetora. Em consequência, a pele desenvolve um tom mais bronzeado. Contudo, ainda que este tom seja desejado por muitos, a sua estimulação nem sempre é benéfica.

De facto, este processo tem um impacto profundo nas células cutâneas e motiva a formação de manchas aquando de uma exposição solar prolongada e não protegida.

MITO

“o protetor solar impede o bronzeado”

Independentemente da utilização ou não de fotoproteção tópica, em contacto com a luz solar, a pele ativa a formação de melanina para se defender. Como tal, a utilização de proteção solar não é sinónimo de ausência de bronze. De facto, mesmo utilizando um FPS elevado, a pele bronzeia-se, mas de uma forma mais segura, saudável e controlada. Como vê, não há desculpas para fugir ao protetor solar!

Como prevenir e atenuar as manchas no rosto

É fundamental a utilização de um bom fator de proteção solar durante todo o ano, mesmo em dias nublados. Além disso, pode ainda complementar a sua rotina diária com um sérum antimanchas.

Em combinação com o protetor solar, indispensável pela função barreira que permite reduzir os danos causados pela radiação solar, estes produtos protegem as células contra os efeitos do sol, formando assim uma proteção eficaz para a pele durante o verão.

Rotina de verão

Conheça as nossas sugestões para criar uma rotina de verão antimanchas:

O sérum Caudalie Vinoperfect é um dos mais populares pois permite, não só prevenir, como também atenuar as manchas. Com viniferina, uma substância extraída da videira, atenua todo o tipo de manchas visíveis, favorece a sua eliminação e previne ainda o aparecimento de novas.

Além disso, a sua fórmula leve, rica em ingredientes naturais, deixa a pele profundamente hidratada, luminosa e visivelmente mais uniforme. Uma vez que não é sensível aos raios solares, pode aplicá-lo mesmo durante o verão!

Sérum antimanchas Caudalie Vinoperfect.

Martiderm Pigment Zero DSP é um sérum iluminador, que reduz a intensidade e previne o aparecimento das manchas da pele.

Com uma fórmula despigmentante, atua de forma inteligente nas áreas com excesso de melanina para igualar e revitalizar o tom de pele. Devido à sua composição e textura, é adequado para todo o tipo de pele e para uma utilização transversal a todo o ano, mesmo no verão!

Sérum antimanchas Martiderm Pigment Zero

Por fim, o sérum Sesderma Azelac RU tem uma fórmula despigmentante de alta concentração de ativos, que atua diretamente na origem das manchas.

Promove uma ação profunda, reduzindo as manchas e evitando a formação de novas. Este sérum ajuda a prevenir e reduzir a hiperpigmentação da pele, que ocorre principalmente após a exposição ao sol. Assim, pode ser utilizado durante todo o ano, mesmo no verão, antes de aplicar o protetor de solar!

Sérum antimanchas Sesderma Azelac RU

Em relação ao protetor solar, opte sempre por um FPS elevado, como o La Roche Posay Anthelios Age Correct SPF50+: uma fórmula para todo o tipo de pele, com efeito antienvelhecimento e antimanchas: a combinação perfeita!

Em suma, a influência do sol na saúde da pele é evidente e, por isso, devemos mantê-la sempre protegida. Siga as nossas sugestões e desfrute de uma pele luminosa todo o ano!

0 Partilhas