Limpeza de Pele Caseira em 5 passos

Limpeza de Pele Caseira em 5 passos

A limpeza de pele caseira ajuda a purificar a pele em profundidade. Assim, promove uma aparência bonita e saudável. Isto é, uma pele limpa tem uma maior capacidade de absorver os cuidados e, portanto, uma maior eficácia dos mesmos.

Qual a importância da limpeza de pele?

Diariamente a pele está exposta a agentes poluentes e ambientais. Além disso, acumula resíduos de produtos e maquilhagem.

Sem uma rotina de limpeza adequada, todas estas impurezas vão enchendo os poros. Desta forma, dificulta a correta absorção dos cuidados de pele e provoca o surgimento de imperfeições.

Por outro lado, uma limpeza inadequada acelera o envelhecimento cutâneo, enquanto prejudica a textura e aparência da pele.

Assim sendo, é evidente a necessidade de manter uma boa rotina de higiene diária. Em pele seca e mais sensível, a limpeza noturna será suficiente. Por outro lado, numa pele com maior oleosidade, o ideal é ser realizada de manhã e à noite.

Contudo, em complemento com essa rotina, deve ser realizada uma limpeza mais profunda.

Este processo de limpeza mais completo é normalmente realizado em espaços de estética especializados ou com dermatologistas. Porém pode aproveitar o conforto de sua casa e tirar um bom momento para si, como se de um spa caseiro se tratasse.

Tendo em conta o tipo e as necessidades da pele, a sua frequência recomendada varia. Assim, uma pele mais oleosa deverá ter este cuidado mensalmente. Sendo que, por outro lado, uma pele normal a seca poderá realizá-la de mês a mês.

A limpeza de pele mais profunda vai eliminar as impurezas e células mortas à superfície. Enquanto isso, estimula a renovação e regeneração da pele.

Descubra então o passo a passo para uma limpeza de pele caseira completa!

1. Preparar a pele

Antes de iniciar o processo de limpeza propriamente dito, a pele deve ser preparada para o mesmo.

Assim, comece por aplicar no rosto uma toalha molhada quente. Em alternativa, aqueça água e aproxime o rosto do vapor (com o cuidado de procurar uma temperatura perfeitamente suportável). Desta forma, o calor irá abrir os poros, facilitando os processos seguintes.

No caso de uma pele sensível ou mais reativa, o contacto com o calor pode trazer algum desconforto. Nestes casos, prossiga para o passo seguinte.

Vapor quente no rosto.

2. Limpar

Depois de ter a pele mais recetiva, utilize o seu cuidado de limpeza habitual. Os produtos de higiene para o rosto apresentam diferentes texturas. Assim, deve optar por aquele que melhor se adapta ao seu tipo de pele. Descubra aqui qual o produto ideal para si!

3. Esfoliar

A esfoliação apresenta uma série de benefícios. De um modo geral, o esfoliante físico tem partículas finas que desobstruem intensamente os poros e refinam a textura. Assim, aplique então um cuidado esfoliante adequado ao seu tipo de pele.

Máscara esfoliante, com efeito revitalizante e iluminador imediato.
Sensilis Skin Delight Black Peeling Esfoliante, para um efeito revitalizante e iluminador instantâneo.

4. Máscara

Após a esfoliação, aplique uma máscara purificante, no caso de pele oleosa. Em pele seca a normal, pode optar por uma máscara calmante, para repor o conforto. Em alternativa, aplique um tónico para completar a limpeza e restaurar o equilíbrio ideal da pele.

Máscaras de rosto, com efeito hidratante, suavizante e purificante.
Nuxe Insta Masque Máscara Purificante e Suavizante | Lierac Hydragenist. Máscara SOS Hidratante

5. Proteger

Por fim, é importante dar à pele os nutrientes e a hidratação essenciais. Aplique então o seu cuidado hidratante habitual e mantenha a pele protegida com protetor solar.

Não esprema as borbulhas ou pontos negros!

Isto porque é um processo que deve ser realizado por profissionais. Caso contrário, leva à formação de manchas de remoção difícil.

Em suma, a limpeza de pele é um passo essencial para manter uma pele bonita e saudável. Além da rotina de higiene diária, uma limpeza mais profunda regular é um bom complemento.

Uma pele limpa está mais recetiva aos cuidados de rosto e aumenta a sua eficácia. Assim, terá os melhores resultados possíveis!

0 Partilhas