K-Beauty: O que precisa de saber sobre Skincare Coreana

K-Beauty: O que precisa de saber sobre Skincare Coreana

A rotina de skincare coreana, habitualmente conhecida como K-Beauty tem vindo a ganhar fãs por todo o mundo. Mas afinal qual será o motivo de tanta popularidade? 

Bem, ainda que para muitos seja um exagero, a verdade é que os 10 passos desta rotina têm despertado uma grande curiosidade. Além disso, o facto de ser uma combinação de cuidados totalmente personalizável, revela ainda o seu potencial para todos os tipos de pele.

Mas será este o segredo da pele fresca e radiante das asiáticas? Continue para descobrir o melhor da rotina de beleza coreana e os 10 passos que a compõem!

O que é K-Beauty?

K-Beauty significa Korean Beauty, ou seja, “beleza coreana”. Tal como o nome indica, é um método de cuidados de pele com origem na Coreia do Sul.

Este é um país que dá uma forte importância à aparência social, e portanto, aos cuidados de pele. Por este motivo, o mercado cosmético está naturalmente em constante expansão. Assim, surgem cada vez mais produtos coreanos, o que leva a que as rotinas cresçam e se tornem mais complexas. 

Bases da skincare coreana

Neste sentido, surge a rotina K-Beauty com 10 passos (ou até mais) para garantir o melhor cuidado de qualquer tipo de pele. Cada um desses passos é pensado para trazer um benefício diferente, tanto para a saúde da pele como para a sua beleza. 

Bem, mas se acha que os 10 passos são a chave desta rotina, engana-se! 

De facto, a rotina coreana é muito mais do que a combinação de passos. Aliás, baseia-se sim numa filosofia de beleza já enraizada na cultura do país.

Em primeiro lugar, os produtos coreanos são populares devido aos ingredientes que utilizam. Neste sentido, a base são os ingredientes de origem natural, cuidadosamente selecionados e o mais puros possível.

Em segundo lugar, surge também a importância da frequência desses cuidados. Ainda que nem todos os passos devam ser seguidos todos os dias, é importante manter uma rotina consistente.

Por outro lado, o grande objetivo é obter uma pele perfeitamente hidratada e luminosa. Ao contrário do desejo por uma pele bronzeada comum na Europa, já nos países mais orientais, a proteção contra o sol é fundamental. 

Finalmente, no que toca à maquilhagem, há também algumas diferenças. Ora, se na Europa usamos a maquilhagem para melhorar a nossa aparência, para os coreanos a maquilhagem é apenas uma ferramenta, mas a prioridade é sempre ter uma pele bem cuidada.

mulher coreana

Os 10 passos da skincare coreana

Tal como já falamos, a rotina de skincare coreana tem então por base 10 passos, desde a limpeza até à proteção solar. Vamos conhecê-los?

1. Desmaquilhante

O primeiro passo da rotina coreana (e de todas) deve ser a remoção da maquilhagem. Para tal, pode utilizar-se a água micelar ou um desmaquilhante à base de óleo, com uma maior capacidade de limpeza, mesmo dos resíduos mais resistentes.

2. Limpeza

Depois de remover toda a maquilhagem, passamos ao segundo passo da limpeza. Neste sentido, utiliza-se um produto à base de água, para eliminar todos os resíduos que ainda se encontrem na pele. Para tal, é importante escolher um produto de acordo com o tipo de pele: mais hidratante para uma pele seca ou mais purificante para uma pele oleosa.

3. Esfoliante

Seja um esfoliante físico ou químico, este é também um produto essencial para remover as células mortas da pele e promover a sua renovação. Contudo, é importante referir que este não é um passo necessariamente diário. Por exemplo, uma pele sensível poderia ficar demasiado fragilizada.

4. Tónico

De modo a finalizar a limpeza, surge o tónico. Este é um produto que vai restaurar o equilíbrio da pele e prepará-la para os cuidados seguintes. 

5. Essência

Em seguida, passamos à essência, um produto de textura leve e aguada. De um modo geral, este é um produto com uma função específica de acordo com as necessidades da pele. Por exemplo, numa pele oleosa seria interessante uma essência com capacidade reguladora da oleosidade. Pelo contrário, uma pele mais sensível ou reativa iria beneficiar de uma essência apaziguante.

6. Sérum

O sérum é, normalmente, o produto mais concentrado no que toca aos cuidados de rosto. Mais uma vez, este produto deve ser adaptado às necessidades da pele e objetivos da rotina.

7. Máscara

Tal como a esfoliação, a aplicação da máscara não será obrigatoriamente diária. Normalmente, passa então pela utilização de uma máscara em folha, “sheet mask”, durante alguns minutos, como cuidado mais intensivo. Neste sentido, há uma enorme variedade de máscaras, ricas em diferentes ingredientes e com vários objetivos também.

8. Contorno de olhos

Devido à fragilidade da zona ocular, é importante manter um cuidado específico para a zona do contorno de olhos. Para além disso, é uma das principais áreas onde se notam os primeiros sinais de envelhecimento. Seja com efeito anti-rugas, hidratante, anti-olheiras ou outro, a oferta é também imensa.

9. Hidratante

É já claro que a hidratação corresponde a um passo fundamental em qualquer rotina de pele, não é? E claro que na rotina coreana não poderia ser diferente! Desde as texturas mais leves em gel às mais ricas em creme ou até bálsamo, o importante é encontrar o produto ideal para manter o conforto da sua pele.

10. Protetor Solar

Por fim, todas as (boas) rotinas incluem a proteção solar. Aqui o importante será optar por produtos com elevada proteção contra os raios UV e com uma textura confortável. Se está na dúvida, descubra aqui qual o melhor protetor solar para o seu tipo de pele >>

cosméticos k-beauty

Bem, mas será que todos estes cuidados K-Beauty são necessários? É claro que é fundamental adaptar estas orientações a cada tipo de pele. Para além disso, tal como vimos, nem todos são passos a manter diariamente.

Contudo, poderá ser interessante incluir alguns deles para ir de encontro a alguma necessidade da pele que ainda não esteja a ser cumprida com os produtos que já utiliza.

Renda-se a esta cultura de beleza coreana e descubra os produtos que vão levar a sua rotina ao próximo nível em cosmetis.pt, com marcas como Jowae, Erborian, Tonymoly e muitas outras!

0 Partilhas