Há realmente diferença entre creme de dia e noite?

Há realmente diferença entre creme de dia e noite?

Manter uma rotina diária de cuidados de pele é essencial para uma pele bonita e saudável.  Neste contexto, surgem cremes de dia e cremes de noite. Contudo, muitas mulheres continuam a utilizar o mesmo creme nas duas alturas.

Será que ambos são semelhantes ou têm diferenças consideráveis? Descubra tudo!

Importância da hidratação na rotina de pele

Sendo a água um dos principais constituintes do corpo, tem também um papel fundamental na pele. Assim, a hidratação é essencial para manter o equilíbrio da barreira cutânea, que funciona como meio de defesa da pele. Por outro lado, a água permite a normal renovação e proporciona uma aparência mais preenchida.

Uma rotina de beleza eficaz deve respeitar o tipo de pele, bem como garantir uma utilização adequada dos diferentes produtos. Assim, após a limpeza de pele, é importante hidratar a pele e finalizar a rotina com proteção solar.

Cada vez mais, as diversas gamas de produtos de cuidado de rosto apresentam cremes de dia e cremes de noite. Assim, é de esperar que estes produtos se complementem e criem um efeito benéfico superior em conjunto. Contudo, será que é mesmo assim ou é apenas uma manobra para comprar mais produtos?

Creme de dia

O creme de dia, de aplicação na pele limpa pela manhã, tem como principal função hidratar e conferir proteção à pele contra as agressões diárias.

Assim, reforça a capacidade de defesa natural da pele contra os danos dos raios UV e dos agentes poluentes urbanos. De facto, o creme de dia apresenta muitas vezes proteção solar, mais baixa ou elevada.

Além disso, fornece também energia às células para que estas sejam capazes de melhor enfrentarem o stress oxidativo.

Por outro lado, ao hidratar a pele, previnem também a desidratação, evitando uma aparência mais envelhecida e cansada.

Normalmente, estes cremes apresentam uma textura mais leve e de rápida absorção, em comparação com o creme de noite e podem ser utilizados como base de maquilhagem.

Cremes de dia para o cuidado do rosto.
Lierac Arkeskin Creme de Dia Conforto Reequilibrante | NeoStrata Skin Active Matrix Support FPS30 Regenerador da Matriz | Sensilis Skin Delight SPF15 Creme de Dia Revitalizante

Creme de noite

Durante a noite, a pele apresenta um período de intensa regeneração, uma vez que o organismo se encontra em repouso e não sofre agressões.

Com o objetivo principal de estimular essa renovação celular, o creme de noite atua minimizando os danos diários. Assim, ajuda a pele a recuperar das agressões sofridas ao longo do dia.

Adicionalmente, ajudam também na hidratação e nutrição da pele, uma vez que à noite esta se encontra mais calma e recetiva aos nutrientes do creme.

Desta forma, o equilíbrio da pele é reposto e reforçada a sua capacidade de defesa para enfrentar os desafios do dia seguinte.

Geralmente, os cremes de noite apresentam texturas mais ricas e densas, de modo a serem absorvidos mais lentamente e terem uma ação mais prolongada.

Cremes de noite para o cuidado do rosto.
Vichy Liftactiv Collagen Specialist Noite | NeoStrata Skin Active Cellular Restoration | Vichy Slow Âge Nuit Creme Noite

É mesmo preciso usar os dois?

De facto, são claras as diferenças entre o creme de dia e de noite. Assim, a sua utilização em conjunto irá contribuir para potenciar a eficácia dos mesmos, obtendo resultados mais rápidos e visíveis.

A partir do momento em que começam a surgir sinais de envelhecimento e cansaço, devem ser introduzidos estes cuidados diferenciados. Isto porque o aparecimento de manchas, rugas e flacidez resultam de falhas no processo de regeneração da pele. Assim, o ideal será utilizar um creme de dia protetor e um creme de noite reparador, para atenuar essas mesmas falhas.

Em suma, os cremes de dia e de noite têm diferenças consideráveis e a sua utilização em conjunto, permite retirar o máximo partido dos mesmos. Descubra outros cremes de dia e noite em promoção nas nossas Olimpíadas da Beleza!

0 Partilhas