Como conseguir identificar o meu tipo de pele?

Como conseguir identificar o meu tipo de pele?

Na altura de escolher os seus cremes e definir uma rotina de cuidados diários é importante saber qual o seu tipo de pele. Assim, se a dúvida permanece de qual é o seu tipo de pele, tem mesmo de continuar a ler!

Perceber o tipo de pele pode tornar-se uma missão complexa, afinal de contas a pele está em constantes alterações! Assim, se sente que no Verão tem “pele oleosa” e no Inverno tem “pele seca”, não estranhe!

É mesmo verdade, o tipo de pele pode sofrer alterações de acordo com as estações do ano ou até com alguma alteração hormonal mais intensa que esteja a passar. Exemplos disso são a adolescência e a gravidez (casos hormonais) ou uma pele normal a mista sentir que está mais seca no Inverno e mais oleosa no Verão.

Posto isto, mais importante do que definir o tipo de pele, deve conhecer as necessidades que a sua tem!

Para ser mais fácil perceber dentro de que parâmetros se encontra, veja esta ilustração:

como-identifico-o-meu-tipo-de-pele

Características dos tipos de pele

Pele Normal

A pele normal é uma pele sem grandes preocupações. No seu equilíbrio perfeito, apresenta-se como uma pele sem imperfeições, sem oleosidade, de aspeto saudável e sem sensações de pele a repuxar. Ainda assim, nas alturas de mais frio pode haver alguma desidratação e facilmente recupera o equilíbrio com um sérum hidratante.

Pele Seca

A pele seca tende a ser uma pele com frequente sensação de repuxar, como se nenhum hidratante fosse suficiente para proporcionar conforto sem serem os ultra-nutritivos. Por ser uma pele mais baça e apagada opte por hidratantes nutritivos com uma ação extra de luminosidade.

Pele Sensível

A pele sensível apresenta-se como uma pele frágil e com frequentes vermelhidões. Frequentemente desconfortável com as variações de temperatura, é uma pele muito reactiva às agressões externas. Pode apresentar também rubor ou reação a produtos com ingredientes mais intensos, assim sendo opte sempre por cuidados testados em pele sensível.

Pele Mista

A pele mista (ou normal a mista) é caracterizada por uma mistura de dois tipos de pele: zona das bochechas mais seca ou desidratada e a zona T (testa, nariz e queixo) mais oleosa. Na zona mais oleosa é possível que surjam pontos negros, poros dilatados ou algumas borbulhas pontuais.

Pele Oleosa

A pele oleosa é conhecida pelo excesso de oleosidade que produz. Assim, se tem brilho na testa ou um pouco por todo o rosto, este é o seu tipo de pele. Além disso é frequente este tipo de pele ter poros congestionados e borbulhas pontuais.

Pele Acneica

A pele acneica é a mais facilmente identificável pelas borbulhas frequentes e em zonas extensas do rosto.

E você já conhece o seu tipo de pele e utiliza cuidados adaptados? Conte-nos tudo!

0 Partilhas

Leave a Reply

Your email address will not be published.