Indíce
A máscara de pestanas, também conhecida por rímel, é um dos passos mais importantes da maquilhagem, já que realça o olhar.
Apesar de parecer uma tarefa simples, aplicar o rímel de forma correta pode fazer toda a diferença no resultado final.
Por isso, hoje vamos explicar tudo sobre este passo da maquilhagem e como aplicar a máscara de pestanas.
O que é e para que serve uma máscara de pestanas?
Em 1834, Eugène Rímmel criou aquilo que muitos chamam de “Rímel”, ou seja, uma máscara de pestanas – uma pasta de ceras com pigmentação de carvão para ser aplicada nas pestanas.
As máscaras de pestanas servem para alongar, definir, levantar e realçar as pestanas, tendo-se tornado um item de maquilhagem bastante popular devido à sua simplicidade e ao impacto visual positivo que tem.
Tipos de máscaras de pestanas
Atualmente, existem inúmeras máscaras de pestanas diferentes. Algumas têm como principal objetivo alongar as pestanas, outras conferir volume ou até dar um toque de cor, no caso das máscaras coloridas.
Para além da fórmula, os aplicadores interferem, e de forma significativa, com o resultado final do produto. Por isso, vamos conhecer quais as funções dos diferentes aplicadores, segundo Sandra Cehovicus, química, colorista e consultora técnica de cosméticos e maquilhagem.

- Acinturado: Ideal para curvar pestanas curtas ou compridas
- Curvo: Serve para alongar e curvar as pestanas. Ideal para quem não gosta de utilizar reviradores de pestanas antes de aplicar o rímel.
- Cerdas curtas: Para quem prefere umas pestanas bem definidas e separadas, sem grumos.
- Cerdas finas e duras: Ideal para pentear e alongar as pestanas, sem criar muito volume. Acabamento natural.
- Escova e pente: Este aplicador permite alongar, mas também dar volume às pestanas.
- Tipo ouriço: Permite alcançar os ângulos mais difíceis. Ideal para aplicar o rímel no canto do olho, sem borratar.
- Cerdas alternadas: Ideal para quem tem pestanas curtas e sem volume.
- Tipo pente: Penteia bem as pestanas, deixando-as alongadas, mas sem grumos.
- Cone: Ideal para dar volume e aplicar a máscara em todo o olhos, graças à parte mais fina, que alcança o canto do olho.
- Escova: O modelo mais clássico é ideal para dar volume às pestanas. Quanto mais cheio, mais volume confere, mas também pode deixar alguns grumos.
- Espiral: Serve para rodar ao aplicar o rímel, ajudando a levantar as pestanas desde a raiz.
Para além de diferentes aplicadores, cada máscara de pestanas tem a sua fórmula. Geralmente, as marcas comunicam os seus produtos consoante o seu efeito, por exemplo: maior volume, maior alongamento, ou pelo contrário, maior curvatura, etc.
Muitas máscaras de pestanas existem em duas versões: a versão normal e à prova de água.
Para além disso, apesar da maioria das máscaras serem pretas, existem ainda máscaras extra pretas (para um look mais intenso), castanhas (para quem tem as pestanas mais claras ou para um look mais discreto) ou de outras cores (para um look divertido).
Como escolher o rímel certo para mim?
Com tantas opções no mercado, pode ser difícil escolher. Mas a boa notícia é que a maioria dos produtos são adequados para todos os tipos de pestanas. Por isso, a escolha do melhor rímel para si está relacionada com o seu gosto pessoal.
Opte por uma máscara de pestanas com o aplicador ideal para as suas pestanas e para o acabamento que mais gosta, consoante as indicações dadas anteriormente.
Se estiver na dúvida entre a versão normal ou Waterproof, lembre-se que a versão à prova de água é mais duradoura e resistente e mantém a curvatura das pestanas durante mais tempo, mas também é mais difícil de remover.
Assim, se a longevidade da sua maquilhagem for a prioridade, opte pela versão à prova de água. Se prefere uma versão mais prática para o dia-a-dia e mais fácil de remover por completo, escolha a versão normal.

Como colocar rímel?
A máscara de pestanas deve ser aplicada após a restante maquilhagem de olhos.
- Comece por utilizar um curvador de pestanas, para dar um lifting às pestanas, apenas se desejar.
- De seguida, retire o aplicador do tubo, de preferência, rodando lentamente o aplicador para que este agarre bem o produto.
- Agora sim, comece a aplicar o rímel desde a raiz das pestanas até às pontas, fazendo movimentos de zig zag com o aplicador. É muito importante que tente aplicar o mais próximo possível da raiz, mas sem borratar a maquilhagem.
- De seguida, pode aplicar também o rímel nas pestanas de baixo ou não, dependendo da sua preferência.
- Para as pestanas de baixo, uma vez que são mais pequenas, aplique com toques bastante leves.
DICA: Os movimentos de zig zag permitem que o produto penetre melhor nas pestanas. Pode aplicar várias camadas de rímel até obter o volume desejado, mas lembre-se que demasiadas camadas podem causar grumos e unir demasiado as pestanas.

Como remover a máscara de pestanas?
Por vezes, remover a máscara de pestanas pode ser mais demorado do que aplicar, uma vez que esta seca nas pestanas e torna-se difícil de tirar, especialmente se for à prova de água.
Por isso, aconselho sempre a remover o rímel com um produto à base de óleo, quer seja um óleo desmaquilhante ou um desmaquilhante bifásico (com uma fase aquosa e outra oleosa), como por exemplo o Bioderma Sensibio H2O Eye Desmaquilhante Bifásico.
Os óleos devem ser aplicados diretamente na pele seca, massajados até derreterem a maquilhagem e removidos com água.
O desmaquilhante bifásico deve ser aplicado num disco de algodão, pressionado durante alguns segundos contra o olho para derreter a rímel e depois arrastado.
No final, independentemente da opção escolhida, elimine os resíduos dos produtos com água micelar ou um gel de limpeza da sua preferência.
Sugestão de leitura: Como aplicar corretor de olheiras?
Perguntas Frequentes
Quantas camadas de rímel devo aplicar?
Para um look natural, aplique cerca de 2 camadas, para um look mais arrojado, aplique 3 ou mais camadas, sem deixar que as pestanas fiquem aglomeradas.
O rímel à prova de água é melhor do que o rímel regular?
O rímel à prova de água é mais resistente e mantém a curvatura das pestanas durante mais tempo.
Como evitar que o rímel borrate durante o dia?
A única forma de evitar que o rímel borrate durante o dia, é evitar mexer e coçar os olhos.
Leitura relacionada: Os melhores batons de longa duração
Devo aplicar rímel na base dos cílios ou apenas nas pontas?
Deve aplicar desde a raiz até às pontas para uma melhor cobertura.
Posso usar diferentes tipos de rímel ao mesmo tempo?
Não recomendo porque como explicado eles têm funções diferentes. Mas pode usar um primer de pestanas antes do rímel.
O que fazer se o rímel secar dentro do tubo?
A maioria das máscaras de pestanas tem uma validade após abertura de cerca de 6 a 12 meses. Depois desse tempo, ou quando o rímel começar a secar, deve deixar de o utilizar.
O rímel pode causar irritação ou alergia nos olhos?
Geralmente, não. As máscaras de pestanas são testadas dermatológica e oftalmologicamente. Se, ainda assim, sentir que um determinado rímel lhe causa irritação, deixe de utilizar o produto.
Qual é a diferença entre um rímel volumizador e um rímel alongador?
O rímel volumizador oferece um efeito de pestanas preenchidas e mais espessas, enquanto o rímel alongador confere umas pestanas mais compridas e finas.
Como limpar manchas de rímel na pele sem estragar a maquilhagem?
Se acidentalmente, manchar a pele com rímel, o melhor a fazer é aguardar uns minutos para que o rímel seque e depois poderá raspá-lo com a unha.
Conclusão
Aplicar a máscara de pestanas é uma tarefa simples. Mas fazê-lo de forma correta para prevenir pestanas com grumos é que pode ser mais complexo. No entanto, com este passo a passo saberá aplicar rímel nos olhos como uma profissional.
O primeiro passo é escolher a melhor máscara de pestanas para si. Depois é só seguir as dicas!