6 cuidados a ter com o cabelo no Verão

6 cuidados a ter com o cabelo no Verão

Sinónimo de praia, mar, sol e bronzeado, o verão é mesmo uma das alturas do ano mais esperadas. Contudo, não é só a nossa pele que necessita de uma proteção extra! É também importante que os cuidados de cabelo no verão sejam adaptados para que os fios se mantenham sempre saudáveis e bonitos.

De facto, o verão está associado a uma série de alterações: temperatura, hábitos, exposição ao ar livre e, por isso é também importante adequar as nossas rotinas.

Durante esta estação, é frequente que a fibra capilar se torne mais seca e frágil devido ao sol e ao acúmulo de resíduos (como a areia, sal ou cloro).

Claro que pode prevenir esses danos e evitar que o cabelo resseque durante o verão.

Para isso, fique a conhecer e siga as nossas dicas de cuidados de cabelo no verão para o manter sempre saudável!

1. Aplique protetor solar para cabelo

O primeiro passo para um cabelo saudável no verão é utilizar protetor solar capilar. De facto, os raios solares penetram nos fios e podem causar danos na fibra. Assim, a proteção vai bloquear essa radiação e prevenir os efeitos negativos.

Por outro lado, estes produtos são normalmente óleos e acabam por adicionar alguma hidratação e nutrição aos cabelos, mantendo a sua suavidade e brilho – só vantagens!

De modo a garantir a maior eficácia, lembre-se então de o aplicar várias vezes ao longo do dia, principalmente depois de mergulhar.

Protetores solares para cabelo
Klorane Polysianes Solar SPF30 Óleo Seco | Collistar Hair Óleo Protetor Spray | Rene Furterer Solaire Óleo

Além disso, é também importante utilizar barreiras de proteção físicas como chapéus, lenços ou guarda-sol para uma proteção ainda mais eficaz.

2. Lave o cabelo com água fria ou morna

Todos sabemos que não há nada mais relaxante do que um banho quente, não é verdade?

Contudo, no verão os banhos frescos também podem ser uma excelente opção! No que toca à saúde do cabelo e couro cabeludo, a água muito quente deve ser sempre evitada. Isto porque a temperatura elevada acaba por dilatar as cutículas da fibra capilar, o que aumenta a probabilidade de perder nutrientes e ficar mais seca.

Assim, aconselhamos sempre a lavar o cabelo com água mais fria ou morna, de modo a garantir que os fios se mantêm saudáveis e brilhantes, desde a raiz até às pontas.

3. Evite utilizar secador e ferramentas térmicas

Bem, realmente o cabelo mais seco e ressecado é um dos problemas mais comuns neste altura do ano. Uma vez que a utilização de ferramentas de calor pode agravar ainda mais essa questão, estas devem ser evitadas no dia-a-dia. Assim, pode aproveitar para deixar o cabelo secar ao ar e manter os seus jeitos naturais.

Para além disso, é importante manter a utilização de um bom protetor térmico antes do styling com essas ferramentas de modo a reduzir os danos das altas temperaturas.

Protetores térmicos de cabelo
René Furterer Style Spray | Phyto Keratine Spray | Redken Extreme Play Safe 230ºC

4. Limpe o cabelo depois dos mergulhos

É muito comum passar dias inteiros a desfrutar da praia ou piscina. Mas a realidade é que isso faz com que os resíduos de sal e cloro se acumulem no cabelo, podendo ressecar a fibra capilar. Para além disso, o cloro tem também um grande impacto nos cabelos pintados, principalmente nos cabelos loiros, deixando-os mais amarelados e sem brilho.

Neste sentido, deve passar sempre o cabelo por água limpa após cada mergulho e aproveitar para reaplicar o protetor capilar.

5. Aposte em cuidados de cabelo de alta qualidade no verão

As necessidades capilares durante o verão são um pouco diferentes do resto do ano e, por isso, é importante manter uma rotina adequada. A hidratação, nutrição e reparação devem ser sempre o foco!

Neste sentido, têm surgido gamas capilares específicas para o cuidado do cabelo durante o verão. A nossa sugestão passa pela Kérastase Soleil, uma linha enriquecida com água de coco hidratante, vitamina E antioxidante e filtros UV protetores.

Gama de cuidados de cabelo no verão para cabelos expostos ao sol Kérastase Soleil
Gama de cuidados capilares para cabelos expostos ao sol

Assim, vai poder desfrutar de uma limpeza adequada, bem como cuidados perfeitos para restaurar a hidratação e luminosidade do cabelo. Além disso, os efeitos negativos das agressões externas serão minimizados!

6. Cuidado extra ao pentear

Já sabemos que o cabelo está mais frágil nesta altura do ano e por isso todo o cuidado é pouco!

A escovagem dos cabelos molhados pode aumentar o risco de quebra dos fios e, por isso, deve sempre utilizar escovas criadas para o efeito. Por outro lado, pode ainda optar por pentes de dentes largos uma vez que desembaraçam mais facilmente os cabelos mais grossos sem danificar.

Agora que já conhece as nossas dicas e sugestões de cuidados de cabelo no verão, tem tudo para desfrutar da melhor época do ano com toda a beleza!

0 Partilhas